Ícone do site F3 Notícias

Prefeitura anuncia que Franca poderá ter 21 novos leitos de UTI SUS, mas não inclui IMA

Foto: Divulgação/Secretaria Estadual de Saúde

A Prefeitura de Franca encaminhou projeto para a Câmara pedindo autorização do Legislativo para custear o funcionamento de mais 21 novos leitos de UTI/SUS na cidade, sendo 16 no Hospital do Coração e 5 unidades no AME (Ambulatório Médico de Especialidades). De acordo com o prefeito Alexandre Ferreira (MDB), a medida está sendo adotada para agilizar a instalação desses novos leitos de UTI até que o Governo do Estado cumpra o acordo que foi feito, durante audiência realizada em São Paulo, no último mês, para custear novos leitos em Franca e região, como Miguelópolis, Ipuã e Morro Agudo.

A decisão de Alexandre em ampliar os leitos aconteceu depois que Franca mergulhou em uma crise na saúde, com falta de estrutura para atender pacientes diagnosticados com covid-19 ou que estão com suspeita. Só no Pronto Socorro Dr. Álvaro Azzuz, unidade de referência SUS para receber diagnosticados com o novo coronavírus, havia 62 pacientes em observação. Destes, 53 precisavam ser transferidos, mas aguardam leito. Há 22 pessoas na enfermaria e 31 na UTI e 11 deles foram entubados. Em consultas, o PS realizou 409 atendimentos ao longo de terça-feira (1), conforme boletim da unidade.

O problema sobre falta de leitos está agravando-se em Franca há cerca de um mês. O próprio prefeito já havia reunido com o governo estadual para pedir recursos, mas não conseguiu avançar nas tratativas.

A reunião que ocorreu entre Alexandre Ferreira e representantes do Estado aconteceu após envolvimento da deputada estadual Delegada Graciela (PL). O prefeito não mencionou o nome da deputada em seu anúncio sobre a medida para abertura de leitos. Nos bastidores da política há indicativo que a relação de Alexandre com os deputados estaduais, principalmente Graciela, ocorre diante de algumas quedas de braço.

O município conta atualmente com 60 leitos UTI Covid e são também 68 leitos de enfermaria. A ocupação deles ultrapassa os 90%. Os casos suspeitos na cidade subiram de 3.721 para 3.870 pessoas nesta terça-feira (1). O resultado desses exames demora em torno de 10 dias para serem divulgados. Há 693 pessoas que faleceram por complicações da doença desde abril de 2020. Os casos ativos estão em 4.279 pessoas.

*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile