Ícone do site F3 Notícias

Novo negócio pode criar linha direta de vendas do café de Franca para a China

Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

Cafeicultores da região poderão, após um período de três, abrir mercado e passarem a vender o café plantado aqui diretamente para empresas chinesas. Atualmente há tratativas sobre esse projeto por meio do Departamento de Negócios Internacionais da Associação do Comércio e Indústria de Franca (Acif).

Denominado Internacionalização de Empresas ACIF – Café China, o programa busca fazer com que micro, pequenos e médios produtores de café de Franca e região possam vender sem atravessadores para o comércio asiático.

“O principal objetivo é gerar aproximações comerciais diretas dos produtores de cafés com compradores do mercado chinês. Outro importante propósito é o fortalecimento do potencial exportador da região e visibilidade para nossos cafés”, afirmou o coordenador do DNI-ACIF, Rafael Pugliesi.

Para garantir esse processo comercial, os cafeicultores precisam passar por formação que tem prazo 30 meses, com etapas que vão desde a qualificação até a comercialização do produto no exterior. As empresas receberão suporte de uma base estabelecida na China, com acompanhamento da equipe ACIF e atuação ativa do grupo.

“O grupo participará de uma fase de qualificação com profissionais técnicos do mercado para que estejam aptos a iniciarem as etapas de incubação e mentoria comercial internacional. Durante os 6 primeiros meses, a qualificação terá um viés prático e contribuição de experientes profissionais que poderão compartilhar suas visões de como explorar o mercado externo com foco no perfil asiático. A etapa seguinte, de incubação, é prevista para 12 meses com preparação comercial para um melhor conhecimento e mapeamento do mercado através da utilização de um profissional in loco. Os 12 meses finais contam com mentoria e acompanhamento dos contatos comerciais realizados e foco na geração de negócios”, explicou Pugliesi.

As exportações serão realizadas em modalidade indireta através do uso de trading oficial, pré-definida e com condições especiais para o programa. Os produtores contarão com todo o apoio técnico da equipe do projeto para orientação, suporte estratégico, operacional e logístico, contribuindo para uma melhor qualidade de entrega, transparência e fluxo de trabalho

Reuniões para esclarecer o programa começaram em 20 de maio e neste mês ainda haverá encontros nos dias 17 e 24.

Quem promove os encontros é o Departamento de Negócios Internacionais da ACIF, que atua como um facilitador de oportunidades de internacionalização e geração de negócios.

A Acif confirmou que pretende instalar uma base comercial na China futuramente.

*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile