O contágio do novo coroanvírus em Franca está em regressão desde o dia 10 de junho e boletim do Pronto-Socorro Dr Álvaro Azzuz apontou que nenhum paciente aguardava fila de espera para ser transferido para UTI hospitalar.
“A situação atual apresenta um cenário bem diferente do período pré-lockdown, onde chegaram a ser acolhidas quase 70 pessoas em observação, sendo 38 pacientes em UTI e desses, 14 eram entubados. A queda nos números registrados na unidade é reflexo dos 15 dias de lockdown instituídos na cidade, no período de 27 de maio a 10 de junho, onde o índice de isolamento social contribuiu para a redução da taxa de transmissão da doença, que hoje está em 0,97. No final de maio, o índice era 1,66”, explicou o diretor do Pronto-Socorro, Rafael Talarico.
Toda a equipe de saúde que atua na unidade comemorou os números apresentados nesta semana com relação à redução no atendimento de pacientes. O fim das filas para internação de UTI foi registrado pela primeira vez, depois de um período de mais de um mês, nesta quinta-feira (24). Na manhã deste dia 24, 7 pacientes estavam sendo assistidos pelas equipes médicas e de enfermagem, sendo 6 pessoas na ala de enfermaria e apenas um paciente na unidade tipo UTI, que foi transferido para ambiente hospitalar horas depois. Ao contrário do início deste mês, quando houve o registro de cerca de 40 pacientes aguardando transferência para UTI.
O cenário é para comemorar, mas não de relaxar o alerta sobre as medidas de biossegurança. “O esforço de todos, tanto da população, bem como dos profissionais de saúde, foi e continuará sendo essencial para vencermos essa luta contra a covid-19. Pedimos a todos que continuem seguindo os protocolos sanitários de prevenção, com o uso obrigatório de máscara, higienize as mãos e evite aglomerações para que possamos manter os baixos índices”, reforçou o médico.
Após um período de muita pressão e estresse para as equipes que atuam diretamente no atendimento a pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado para o novo coronavírus, o diretor do Pronto-Socorro ressaltou o trabalho desses profissionais. Há médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, profissionais voluntários, como fisioterapeutas, estiveram envolvidos nessa atuação. “Isso tem feito a diferença para a recuperação dos pacientes, em alguns casos, evitando o processo de entubação, resultando na alta médica”, agradeceu Rafael Talarico.
Lucas Souza, secretário municipal de Saúde, também emitiu nota para agradecer a todos os profissionais que enfrentaram “com coragem e dedicação”, o momento delicado que a cidade passou. “Hoje, a sensação é de gratidão com o trabalho de vocês, aliada às decisões assertivas das medidas restritivas adotadas pela Prefeitura. É nítida a queda de atendimentos no Pronto-Socorro. Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas estamos no caminho certo”, disse.
Situação epidemiológica em Franca
Nesta quinta-feira (24), a Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Franca confirmou o registro de 1 óbito causado por complicações da covid-19. Desde abril de 2020, famílias já perderam 819 parentes que viviam na cidade. O paciente que veio a óbito nesta quinta-feira foi um homem com 69 anos, que apresentava comorbidades.
Foram confirmados também 106 novos casos positivos de Covid-19, passando de 34.714 para 34.820 pessoas. Os casos negativos apresentaram alta de 47.763 para 48.135 pessoas. Os casos suspeitos caíram de 3.794 para 3.617 pessoas.
Os pacientes recuperados cresceram de 26.075 para 26.140 pessoas. Com isso, os casos ativos chegaram a 7.861 pessoas ainda doentes. Esse número é um dos mais altos desde o início da pandemia, o que sinaliza ainda necessidade de atenção com o vírus SARS-CoV-2
O número de leitos de Enfermaria (Clínicos) está em 47 ocupados de 67 disponíveis – ocupação de 70,1%. Dos 64 leitos de UTI SUS disponíveis, 58 estão ocupados – 90,6% de ocupação. Os leitos de UTI Particular estão com 22 ocupados de 47 disponíveis – 46,8%.
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055