O governo estadual divulgou que a cidade de Franca poderá retirar nesta quarta-feira (30) mais 4,7 mil doses de vacinas contra covid-19 no GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica).
Esse volume vai se somar a outras 13,1 mil doses enviadas desde a semana passada, afirmou o Estado. “O município está sendo abastecido e segue vacinando os grupos vigentes na campanha”, divulgou o governo estadual em nota. A divulgação também foi encaminhada para a deputada estadual Delegada Graciela.
Desde o início da vacinação, mais de 193,3 mil doses foram enviadas à cidade. Destas, somente 179,2 mil foram aplicadas, evidenciando um “saldo” de 14 mil doses, apontou o Estado.
Franca enfrentou problemas de organização para aplicar doses da vacina contra a covid-19 há um mês. Longas filas eram formadas, as doses acabavam e as pessoas que aguardavam não eram informadas e faltava protocolo eficaz para aplicação da xepa, que são sobras nas ampolas.
Os dados sustentados pelo Estado para indicar que Franca tem sobra de doses foram informados pelo próprio município e estão disponíveis para consulta no Vacinômetro – https://vacinaja.sp.gov.br/vacinometro/ para auditoria e avaliação.
Toda a distribuição considera quantitativos de vacinas disponibilizados pelo Ministério da Saúde (MS), e a falta de agilidade do governo federal pode impactar este processo. A cada nova remessa recebida, o Estado programa as grades e distribui com base no público-alvo ainda a ser vacinado, com monitoramento da oferta e da demanda para prosseguimento da campanha.
“Leva em conta ainda as estatísticas populacionais estimadas pelo IBGE para 2020 e balanço de pessoas da faixa etária vigente imunizadas em grupos específicos”, informou o governo estadual.
A Prefeitura de Franca divulgou nesta terça-feira à tarde (29) que notificou, no último dia 23, a Secretaria Estadual de Saúde sobre a necessidade de ampliação do número de doses de imunizantes enviados à cidade para o cumprimento do calendário/público-alvo estabelecido pelo próprio Governo do Estado.
Atualmente a Prefeitura está vacinando pessoas com 44 anos ou mais, quem tem comorbidades, grávidas e há a aplicação da segunda dose.
No mesmo documento, a Prefeitura informou que a cidade tem capacidade de realizar a imunização de um grande número de pessoas em um mesmo dia, citando como exemplo o mutirão que imunizou 9.200 pessoas em um único sábado.
Vacinação nesta quarta
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055