A equipe de fiscalização da Patrulha Covid, em Franca, segue realizando monitoramento e atendendo denúncias relacionadas à aglomeração de pessoas na cidade. Apesar de bares, restaurantes e outros setores estarem autorizados a funcionar até 21h, existe capacidade limite para ser atendida. No caso de bares e restaurantes esse critério é de 40%.
Esse alerta foi divulgado pela equipe depois que neste final de semana foram feitas duas identificações de desrespeito ao atual decreto municipal. Em um bar, na Avenida Presidente Vargas, havia 200 pessoas, o que estava em desacordo com as atuais regras. O proprietário do estabelecimento vai responder a processo administrativo e pode pagar multa.
Antes do final de semana, ao menos 9 fiscalizações foram feitas, porém não houve identificação de irregularidades.
“O trabalho das equipes da Patrulha Covid continua sendo realizado, visando o cumprimento do novo decreto municipal, em vigor desde a última quinta-feira, 1º de julho. Na última quinta-feira, as equipes realizaram, atendendo denúncias recebidas, inspeções em 9 estabelecimentos. Nas verificações, não houve a constatação de situações que estivessem em desacordo com o decreto municipal em vigor”, divulgou a Patrulha Covid, em nota oficial.
A recomendação é que as pessoas evitem ainda aglomeração, usem máscara e álcool em gel para higienizar as mãos, caso não seja possível lavar com sabonete ou sabão.
“As pessoas não devem participar de aglomerações, usar máscara e manter os demais cuidados. Embora os índices estejam melhorando, a pandemia não acabou. Por isso, a Vigilância e suas equipes de fiscais estiveram em ação nos últimos dias e mais uma vez manterão os plantões no final de semana, quando tem sido frequente a realização de eventos não permitidos, como festas, bailes e competições esportivas”, comentou o prefeito Alexandre Ferreira (MDB), por meio de nota da Prefeitura.
Nos estabelecimentos de comércio, sejam bares, restaurantes, farmácias, supermercados e outros, os responsáveis devem se atentar ao limite de 40% da capacidade e orientar sempre sobre o distanciamento e a obrigatoriedade de uso de máscara.
A Patrulha Covid divulgou que os fiscais estarão nas ruas para orientar e tomar as medidas cabíveis, em caso de irregularidades. A Patrulha é formada por fiscais da Vigilância Sanitária, integrantes da Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar pode dar apoio em algumas ocorrências. O canal de denúncias é pelo Covizap (99917-2802) e também no telefone 3724-1033, da Guarda Civil.
Casos de covid-19 na cidade
Nesta segunda-feira (5), a Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Franca divulgou o registro de 4 óbitos em decorrência da doença. Os pacientes que vieram a óbito são: 1 mulher, com 41 anos, e 3 homens, com 49, 74 e 82 anos, sendo que todos apresentavam comorbidades.
Desde abril de 2020, famílias da cidade perderam 856 parentes por conta do novo coronavírus, conforme registros da Prefeitura de Franca.
Foram confirmados nesta segunda-feira também 106 novos casos positivos de Covid-19, passando de 35.857 para 35.963 pessoas infectadas desde março de 2020. Os casos negativos subiram de 50.598 para 51.056 pessoas. Os casos suspeitos cresceram de 3.663 para 3.780 pessoas. Os pacientes recuperados apresentaram alta de 26.812 para 26.831 pessoas.
O número de leitos de Enfermaria (Clínicos) está em 34 ocupados de 67 disponíveis – ocupação de 50,7%. Dos 80 leitos de UTI SUS disponíveis, 50 estão ocupados – 62,5% de ocupação. Os leitos de UTI Particular estão com 16 ocupados de 47 disponíveis – 34,0%.
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.