Durante o ano de 2021, docentes e estudantes dos cursos de Enfermagem e Medicina do Uni-FACEF desenvolveram uma série de atendimentos e acompanhamentos na população de Franca, nas unidades de saúde e nos bairros atendidos pelas equipes da instituição municipal de ensino superior.
“Ao percorrer bairros e unidades de saúde da cidade, os estudantes puderam compreender, mais proximamente, as doenças e a realidade demográfica e socioeconômica de Franca, principalmente pós-pandemia. Essas atividades estão retratadas nos eventos VI Semana da Saúde Pública, VI Circuito de Práticas do IESC e a V Mostra de Visita Domiciliar, que acontecem até esta quinta-feira (11). Além da oportunidade de apreensão e compreensão da realidade da saúde de Franca, os estudantes puderam também integrar teoria e prática nas visitas domiciliares e nas unidades de saúde”, detalhou o Uni-Facef.
As atividades envolvendo a população foram coordenadas pela Profa. Dra. Lívia Maria Lopes e o Prof. Dr. Frederico Alonso Sabino de Freitas, chefes dos departamentos de Enfermagem e Medicina, respectivamente.
Além dos três eventos com ações sendo feitas até esta quinta (11), acontecem também o I Encontro de Saúde da Pessoa Idosa e a I Feira de Exposição do Morfofuncional.
Para aumentar o conhecimento e experiência, o curso de Medicina também realizou neste ano o Congresso Médico Estudantil de Franca (Comef), que chegou a sua segunda edição.
Com mais de quarenta palestras, sobre diversos temas, e apresentação de pesquisas acadêmicas, o II COMEF do Uni-FACEF proporcionou aos participantes oportunidade de aprendizado e de contribuição para a formação profissional. Participar de congressos na área médica possibilita troca de experiência; atualização sobre técnicas e tendências; avanços tecnológicos na medicina, entre outros benefícios.
A palestra de abertura do evento foi ministrada pelo neurocirurgião Ricardo Santos de Oliveira. Com o tema “Cirurgia de Separação das Xifópagas”, uma cirurgia realizada pelo médico no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, em 2018, pela primeira vez na América Latina. Com a mediação do Chefe do Departamento de Medicina, o Prof. Dr. Frederico Alonso Sabino de Freitas,
Livre Docente do Departamento de Cirurgia e Anatomia, da Faculdade de Medicina da USP-Ribeirão Preto (SP), Ricardo Santos de Oliveira tem vasta experiência em Neurocirurgia Pediátrica e Neuroncologia, além de ser pesquisador na área. Em 2018, depois de 1 ano e meio de preparo e de 20 horas de cirurgia, as gêmeas Maria Ysabelle e Maria Ysadora forma, enfim, separadas.