Ícone do site F3 Notícias

Em teste sobre visão, 50% dos alunos avaliados em Franca precisam de óculos

Foto: Divulgação/Prefeitura de Franca

O Programa Saúde Visual começou os atendimentos e a primeira unidade educacional envolvida é a Escola Municipal ‘Profa. Emília Tarantelli’, na Cidade Nova. A escola recebeu a visita da Unidade Móvel Oftalmológica, um veículo adaptado com consultório médico para exames, e houve atendimento a 42 alunos matriculados nas escolas municipais da área central das 64 crianças agendadas, que foram previamente triadas pela unidade.

Após as consultas com os médicos oftalmologistas, ficou constatado que 50% dos estudantes deverão utilizar óculos e já saíram com as receitas em mãos. Os alunos que passarem pelos exames, cujas famílias estejam em situação de vulnerabilidade social e for constatada a necessidade do uso da lente corretiva receberão o óculos gratuitamente pela Prefeitura.

O Programa Saúde Visual, desenvolvido pelas Secretarias de Educação e Saúde, objetiva garantir que os estudantes não sejam prejudicados em seu aprendizado por dificuldades de visualização e compreensão do que é apresentado em sala de aula. Os professores no processo de triagem, além das observações cotidianas e queixas pontuais, estão submetendo os alunos a testes com equipamentos similares aos utilizados pelas clínicas oftalmológicas.

O prefeito Alexandre Ferreira (MDB) falou sobre a importância do projeto, onde as crianças são atendidas nas próprias escolas, por profissionais capacitados. “É uma ação essencial, que foi retomada para garantir que as nossas crianças tenham mais qualidade de vida, evitando que problemas visuais prejudiquem os seus estudos”, reforçou.

Camila Gonçalves, professora da escola, disse que o projeto é de suma importância, uma vez que muitos pais não têm condições de levar as crianças para fazer uma consulta oftalmológica. “É um projeto muito importante que une educação e saúde”, destacou ela.

Nágila Borges, mãe de aluna, ressaltou a facilidade que o projeto traz para as famílias, tendo em vista que o dia-a-dia das pessoas está repleto de compromissos e oferecer essa ação na própria escola,possibilita o acompanhamento da saúde dos filhos. “A gente agradece a escola por trazer isso para nós, porque esse acompanhamento, desde criança, é muito importante, principalmente, se for constatada alguma deficiência, já é possível corrigir”, comentou.

Já Vanessa Ribeiro, que também acompanhou o atendimento, contou que percebeu que a sua filha tinha uma pequena dificuldade para enxergar, aproximando o olhar do caderno, mas não imaginava que ela iria precisar usar óculos.

Segundo ela, sem essa iniciativa da Prefeitura não iria levar a criança ao médico, por acreditar que não havia a necessidade de utilizar a lente corretiva. “Achei uma iniciativa muito válida. Muitas pessoas consideram a educação pública precária, mas, pelo contrário, estou achando que está muito bom, beneficiando a gente demais com essa possibilidade. Não encontramos isso em qualquer lugar”, agradeceu Vanessa.

O Programa Saúde Visual prevê o atendimento a 17,7 mil alunos matriculados na rede municipal, a partir de 5 anos até o quinto ano, sendo que cada escola fará a triagem preliminar, com profissionais capacitados, que encaminharão os nomes para a Secretaria de Saúde.

Nesta semana, sempre às sextas-feiras, está previsto o atendimento das crianças da Escola Municipal ‘Frei Germano de Annecy’, no Parque Progresso. Nesta unidade, serão atendidos 89 estudantes. Este ano, a triagem será feita primeiro nas escolas das regiões do central e Sul e depois as demais, Leste, Norte e Oeste.

*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.

This website uses cookies.

This website uses cookies.

Sair da versão mobile