João Doria foi eleito governador de São Paulo em 2018, após deixar a prefeitura da capital paulista no meio do mandato. Como está em primeiro mandato como governador, ele pode disputar a reeleição, porém o pré-candidato do PSDB ao governo de São Paulo é Rodrigo Garcia, vice-governador e secretário de governo de Doria.
A sinalização de Doria de que deve desistir da candidatura à Presidência pegou de surpresa e irritou Rodrigo Garcia. Em protesto, ele pediu demissão do cargo de secretário de Governo – embora tivesse de deixar o posto de qualquer forma até o fim desta semana para disputar as eleições.
Rodrigo Garcia tem, inclusive, agenda prevista para Franca no dia 4 de abril. A reunião política tem na pauta a instalação do hospital estadual no município.
Os nomes que circulam para concorrer ao cargo de governador:
ABRAHAM WEINTRAUB (BRASIL 35)
Situação: o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub filiou-se ao partido Brasil 35, antigo Partido da Mulher Brasileira (PMB), para disputar as eleições.
Lançamento: sua pré-candidatura foi lançada em evento do partido no dia 12 de fevereiro.
FELICIO RAMUTH (PSD)
Situação: Felicio Ramuth é prefeito de São José dos Campos há 6 anos e filiou-se ao partido em janeiro de 2022, após deixar o PSDB
Lançamento: o anúncio da pré-candidatura foi feito em 28 de março.
FERNANDO HADDAD (PT)
Situação: o ex-prefeito de São Paulo é o nome oficial do PT e de Lula para disputar o governo estadual. No entanto, a possível federação partidária entre o PT e PSB para uma aliança nacional colocou um obstáculo na candidatura de Haddad, uma vez que Márcio França (PSB) também pretende disputar o cargo no estado.
Lançamento: candidatura ainda não foi lançada oficialmente pelo partido.
MÁRCIO FRANÇA (PSB)
Situação: o ex-governador de São Paulo é o nome do PSB para a disputa ao governo do estado. No entanto, a negociação para a possível federação partidária entre o PT e PSB pode impedir que ele encabece a chapa, uma vez que o PT defende o nome de Fernando Haddad para o Palácio dos Bandeirantes.
Lançamento: candidatura ainda não foi lançada oficialmente pelo partido.
RODRIGO GARCIA (PSDB)
Situação: aliado de João Doria, o atual vice-governador e secretário de governo era filiado ao DEM desde 1994. Mudou para o PSDB em maio de 2021, para concorrer ao cargo de governador pelo partido.
Lançamento: a pré-candidatura foi lançada oficialmente em 21 de novembro, em meio às conturbadas prévias do PSDB que escolheram Doria como pré-candidato à Presidência.
TARCÍSIO DE FREITAS (SEM PARTIDO)
Situação: o atual ministro da Infraestrutura é o candidato oficial do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao governo de São Paulo. É provável que se filie ao PL, mas também é cortejado por outros partidos como o PP.
Lançamento: Embora já conte com o apoio do presidente, sua candidatura ainda não foi lançada oficialmente.
VINICIUS POIT (NOVO)
Situação: atualmente é deputado federal por São Paulo em primeiro mandato. Foi eleito em 2018 com 207.118 votos.
Lançamento: a pré-candidatura foi oficializada pelo partido em 27 de novembro de 2021, em evento realizado em Ribeirão Preto, no interior do estado.
*Matéria G1, com F3 Notícias