A seleção brasileira de basquete, com os francanos de nascimento e de coração, terá holofotes do mundo e a oportunidade de ter uma grande vitrine com o jogo nas quartas-de-final das Olimpíadas contra a seleção dos Estados Unidos. O jogo vai ser na terça-feira (6), às 16h30. O Brasil garantiu a classificação ao vencer o Japão por 102 a 84 e ficou como um dos três melhores colocados. A equipe viaja para Paris neste dia 4 de agosto para disputar a etapa eliminatória na Bercy Arena.
A combinação de resultado favorável ao time que tem Helinho como assistente técnico foi a vitória da Grécia sobre a Austrália por 77 a 71.
Os EUA, por sua vez, venceram Costa Rica, neste sábado, por 104 a 83, no estádio Pierre Mauroy, em Lille. A equipe que tem LeBron James, Stephen Curry, Anthony Edwards e outras constelações.
Caboclo tem sido um dos destaques das Olimpíadas. Ele foi o cestinha do último jogo, com 33 pontos, ainda pegou 17 rebotes e finalizou a partida com o aproveitamento de 100% em bolas de três. O pivô que teve dificuldade nos primeiros jogos do Brasil por acúmulo de faltas, foi essencial para a vitória brasileira em jogo decisivo.
Vitor Benite e Marcelinho Huertas foram outros destaques do jogo da vitória sobre o Japão com, respectivamente, 19 e 13 pontos. A experiência dos atletas foi fator essencial para manter o Brasil na liderança e levar a vitória.
Raul Neto, que vinha se recuperando de lesão e ainda não tinha entrado em jogo nas Olimpíadas de Paris, fez sua estreia em quadra e finalizou o jogo com 8 pontos, 5 assistências e 3 rebotes.
Convocação Olimpíada
Marcelo Huertas – Tenerife-ESP
Yago Mateus – Estrela Vermelha-SRB
Raul Neto – Free Agent
George de Paula – SESI Franca
Vitor Benite – Free Agent
Léo Meindl – Tokyo-JPN
Guilherme Santos – Golden State Warriors -EUA
Didi Louzada – Free Agent
Bruno Caboclo – Partizan Belgrado-SRB
João Marcelo “Mãozinha” – Free Agent
Lucas Dias – SESI Franca
Cristiano Felício – Sendai 89ers-JPN
Comissão técnica
Chefe de equipe – Victor Mansure
Treinador – Aleksandar Petrovic
Auxiliares técnicos – Tiago Splitter, Bruno Savignani e Hélio Rubens Garcia
Preparador físico – Bruno Nicolaci
Médico – Carlos Andreoli
Fisioterapeutas – Rafael Plein e Bruno Secco
Gerente de comunicação – Thierry Gozzer
Quartas de final
Alemanha x Grécia – 06/08, às 6h
Sérvia x Austrália – 06/08, às 9h30
Canadá x França – 06/08, às 13h
EUA x Brasil – 06/08, às 16h30
Semifinais
Alemanha ou Grécia x Canadá ou França
EUA ou Brasil x Sérvia ou Austrália