Um grupo de artistas e representantes de entidades de Franca promovem protesto na frente do Paço Municipal para chamar a atenção do prefeito Gilson de Souza. A manifestação, marcada para as 14h, é porque o grupo alega que a Prefeitura não está fazendo o pagamento do auxílio emergencial para a categoria, por meio de recurso vindo do governo federal pela Lei Aldir Blanc.
Caso o dinheiro não seja repassado até o final deste mês, o recurso pode retornar para o governo federal, alertam os artistas. O cadastro para garantir o auxílio para a categoria, muito afetada por conta da pandemia do novo coronavírus, começou no município em julho e passados cinco meses ainda não houve finalização dos procedimentos para o pagamento.
Em setembro, um problema no sistema do Mapa Cultural foi o primeiro entrave para atrasar o repasse. Depois de resolvido a situação, o procedimento para cadastramento dos candidatos e avaliação das inscrições demorou em torno de dois meses.
De acordo com as informações divulgadas pelo governo municipal foram contabilizados 170 cadastros para espaços culturais na cidade. A Prefeitura informou também que identificou casos duplicados no cadastro e também há outros 250 agentes que estavam cadastrados previamente.
A verba encaminhada para estados e municípios por meio da Lei Aldir Blanc vai representar em mais de R$ 2,2 milhões para Franca.
Leitores do F3 Notícias encaminharam mensagem pelo Whatsapp nas duas últimas semanas para relatar o atraso no pagamento por parte do governo municipal. A Prefeitura de Franca não divulgou o motivo do não repasse do dinheiro para os agentes culturais e entidades.
Por volta das 15h desta sexta-feira (11), o prefeito Gilson de Souza chamou os manifestantes para conversar no gabinete. Não foi divulgado ainda detalhes sobre a conversa.
*Matéria atualizada às 15h29 para acréscimo de informações
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.
Leia mais sobre o assunto em:
Problemas no sistema do Mapa Cultural atrasa auxílio emergencial da categoria