A direção do São Joaquim Hospital e Maternidade confirmou que começou a funcionar nesta quinta-feira (7) uma estrutura de campanha para atender os pacientes com suspeita de covid-19. A unidade hospitalar da Unimed executou essa medida ano passado, durante o pico de surto do novo coronavírus na cidade. A tenda fica na Rua Antônio Torres Penedo, ao lado da Unidade de Emergência do hospital. Não há data para o local ser desmontado.
“A nova tenda está sendo instalada junto a outra tenda, que a partir de agora será utilizada para espera de atendimento nos guichês da recepção e nos consultórios médicos que continuam normalmente dentro da Unidade. A ideia é que haja mais fluidez no atendimento de pacientes com suspeita de infecção pelo novo coronavírus e, obviamente, que aglomerações sejam evitadas”, informou a Unimed Franca, por meio de nota.
O presidente da Unimed Franca, Daniel Martiniano Haber, reconheceu que o aumento de casos de covid-19 na cidade vai exigir esse retorno da estrutura de campanha. “Há um aumento progressivo no número de pacientes com suspeita de Covid-19 que procuram a nossa Unidade de Emergência. Este quadro se agravou após o início deste ano. Decidimos ampliar os locais de salas de espera e de realização dos exames da Covid-19 para trazer mais conforto e mais segurança aos pacientes e nossos profissionais do setor”, explicou.
Por conta desse aumento na procura por atendimento ligado a suspeita de novo coronavírus, a Unimed Franca também confirmou que irá ter um novo fluxo de atendimento, tal qual aconteceu entre abril e novembro do ano passado. “Estamos elaborando um novo fluxo de atendimento através do Unimed Orienta (consulta médica por telefone) e pela Telemedicina para evitar idas desnecessárias ao hospital. Em breve, este novo fluxo será divulgado”, comentou Daniel Martiniano Haber.
Só nesta quarta-feira (6), 224 pessoas tiveram diagnóstico positivo para covid-19. Outras 1.507 aguardam resultado de exame. Franca somou, desde março de 2020, 11.114 casos de novo coronavírus. Os pacientes recuperados são de 8 mil pessoas. A doença também causou complicações que causaram a morte em 226 pacientes.
No SUS, representantes da Prefeitura de Franca e da Santa Casa tiveram reunião nesta quarta-feira (6) para tratar de ações nesse novo pico de casos de covid-19. Ainda não foram divulgados detalhes do que será implementado para garantir atendimento no caso de um surto maior e aumento na demanda de internações de casos graves.
“Fizemos uma longa reunião, que começou à tarde e só terminou agora à noite, com a Santa Casa de Franca. Estamos trabalhando com muita determinação, para garantir o atendimento à população neste momento difícil da Pandemia. Seguimos com as ações do programa ‘Todos Contra a Covid'”, comentou o prefeito Alexandre Ferreira (MDB).
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.