Com o início da fase vermelha do Plano São Paulo no Departamento Regional de Saúde de Franca (DRS VIII), será possível que a população tire dúvidas, faça reclamação ou mesmo denúncias ligadas a aglomeração ou mesmo de pessoas que possam estar contaminadas e não estejam cumprindo o isolamento domiciliar. A Prefeitura de Franca criou o número (16) 9 9917-2802, que funciona exclusivamente para Whatsapp.
A fiscalização contra aglomerações e desrespeito a protocolos sanitários cabe ao governo municipal e a população poderá auxiliar nesse procedimento. Atualmente, Vigilância Sanitária, Guarda Municipal e Polícia Militar estão atuando em conjunto para averiguar bares que estejam desrespeitando normas sanitárias e vistorias festas ilegais.
“Nós aplicamos multas e hoje estamos acima de R$ 80 mil em multas já aplicadas na cidade. Fechamos em vários estabelecimentos que insistiram ficar abertos. Para continuar coibindo, nós criamos agora um canal direto entre a população e o setor sanitário. É o Covizap. As pessoas vão poder mandar mensagem e nós vamos nos locais que tiverem aglomeração, que tiverem realizando festas”, explicou Alexandre Ferreira (MDB), prefeito de Franca.
Quem quiser mandar mensagem para denúncia, basta acessar o link. A Prefeitura também comunicou o Ministério Público Estadual para atuar de forma mais ágil na denúncia de casos de crimes contra a saúde pública, que está previsto no Código Penal.
O Info Tracker, sistema da Unesp, aponta que Franca tem a taxa mais alta de transmissão do novo coronavírus em todo o Estado de São Paulo. Conforme a estatística, a transmissão na região de Franca é de 2,53, enquanto Barretos apresenta 2,27, em segundo lugar. A Grande São Paulo região Norte tem 2,03 e aparece em terceiro lugar.
Além disso, de acordo com o mesmo levantamento, só na região de Franca o tempo médio para que um caso positivo seja resolvido demora em torno de 19 dias. A Grande São Paulo Norte é a que demora mais tempo para resolução, que são 22 dias. Nesse período de recuperação, as pessoas contaminadas e quem teve contato com quem testou positivo precisará ser monitorado.
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.