A Secretaria Municipal de Saúde de Araraquara confirmou a identificação de nova cepa da covid-19 no município, que fica a menos de 200 km de Franca. A partir desta segunda-feira (15), a cidade está em lockdown para tentar conter o avanço do contágio da doença. Essa cepa do vírus SARS-CoV-2 é semelhante ao que foi encontrado no Reino Unido e no Amazonas e as autoridades de saúde alertam que ele é mais contagioso.
“Após a confirmação de que novas cepas do coronavírus encontradas em Manaus (AM) e no Reino Unido estão circulando em Araraquara, a Prefeitura elaborou um novo decreto municipal endurecendo as medidas de isolamento social no município, já que os leitos de enfermaria e de UTI operam próximos da ocupação total. O Decreto nº 12.485 será publicado nos atos oficiais e começa a valer a partir de segunda-feira (15), com efeitos durante os 15 dias seguintes. A principal alteração do novo documento é a restrição de circulação de veículos e de munícipes pelas ruas. Somente poderá circular quem trabalha em um serviço considerado essencial (como supermercados, farmácias, postos de combustíveis, entre outros) e quem for utilizar um desses serviços”, detalhou nota do governo municipal de Ararquara.
“A Prefeitura dispõe de dispositivos legais para multar pessoas físicas e jurídicas pelo descumprimento do decreto”, explicou o secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior.
A ligação entre Araraquara e Franca existe principalmente por conta de estudante. Naquela cidade há um campus da Unesp. Além disso, existe transação comercial entre os municípios.
Em Franca, oficialmente, não há registro de casos envolvendo essa nova cepa da covid-19. O governo do Estado não divulgou oficialmente se vai implantar medidas emergências na região para conter o vírus.
O Departamento Regional de Saúde de Araraquara estava na fase laranja do Plano São Paulo, que é mais branda do que a fase vermelha. O Departamento Regional de Franca segue na fase vermelha.
*Envie mensagem para gente, basta clicar no (16) 99231-0035 e encaminhar foto ou sugestão de matéria para o F3 Notícias Whatsapp.