O Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca (IE-ACIF) fez levantamento sobre a realidade de contágio do novo coronavírus no Departamento Regional de Saúde de Franca (DRS-VIII) e sugeriu que os índices colocam os 22 municípios na fase laranja do Plano São Paulo.
As informações foram averiguadas com base em dados de 3 de março. “A ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) se manifesta contra a regressão da cidade de Franca à fase vermelha do Plano São Paulo. Desde o início da pandemia, a entidade tem se colocado a favor das medidas sanitárias de contenção do novo coronavírus e atuado como agente propagador de boas práticas com o intuito de preservar vidas, empresas e empregos”, divulgou a entidade, por meio de nota.
Os dados coletados pelo IE-ACIF mostram que a taxa de ocupação de leitos está em 63,4%, abaixo da média de ocupação do próprio Estado de São Paulo, correspondente a 76,3%. O indicador de internações por 100 mil habitantes no DRS-VIII está classificado com valor 36, dentro dos parâmetros de fase amarela. Os demais indicadores (Casos e Óbitos) ainda classificam Franca na fase laranja, estando o indicador “Casos por 100 mil habitantes” estabelecido em 387 e o “Óbitos por 100 mil habitantes” em 9.
Conforme a entidade, mudanças de fase sem tempo hábil para preparar as pessoas causa problemas econômicos e sociais. “A ACIF não vem a público para atacar as normas sanitárias postas, mas contestar mudanças abruptas nas regras estabelecidas pelo próprio Governo do Estado, o que gera insegurança e instabilidade. A entidade buscará, por meio da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), uma interlocução com o Governo do Estado para que não se aplique, de forma injusta, restrições uniformes para realidades distintas”, informou.
A Prefeitura de Franca também atua no campo político e legal para tentar negociar a fase laranja para o DRS VIII. O prazo para garantir essa medida vence nesta sexta-feira (5). Conforme determinação do governo estadual, todas as regiões de São Paulo vão passar para a fase vermelha a partir deste sábado (6).
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.