Uma reunião de emergência envolvendo Prefeitura de Franca, Ministérios Públicos Estadual e Federal e integrantes da Diretoria Regional de Saúde foi feita para discutir a ampliação de leitos no sistema do SUS para atender pacientes diagnosticados com covid-19. A proposta é que 10 leitos de UTI sejam instalados no AME, que é administrado pelo Grupo Santa Casa de Franca. A intenção é que eles funcionem já na próxima sexta-feira (2 de abril).
O município conta atualmente com 52 leitos de UTI SUS para pacientes com covid-19 e essa estrutura não está mais suficiente. Nas duas últimas semanas, a cidade chegou a ter demanda acima dessa capacidade por mais de um dia e moradores de Franca precisaram ser transferidos tanto para as Santas Casas de Miguelópolis, como para a de Ituverava e de São Joaquim da Barra.
Franca concentra a regional de saúde para 23 municípios e o sistema de saúde público na cidade recebe pacientes dessas outras localidades.
“A situação é muito grave. O pronto-socorro Álvaro Azzuz está no limite de atendimento. A gente precisou abrir seis leitos de enfermaria no pronto-socorro e melhorar o atendimento porque lá é a porta de entrada de pacientes. Nós ainda precisamos muito da colaboração de todos”, alertou o prefeito Alexandre Ferreira (MDB).
O custo para abrir 10 novos leitos de UTI deve ficar em torno de R$ 1,4 milhão, mas o valor oficial dessa quantia não foi divulgado pelo governo municipal. Os equipamentos para montar a UTI poderiam vir do governo estadual.
Franca está com redução de casos ativos de covid-19 na cidade. Até esta quinta-feira (25), 1.110 pessoas estavam entre os casos ativos. Esse número estava na faixa dos 2 mil pacientes até duas semanas atrás. Desde março de 2020, 21.532 pessoas já foram infectadas e outras 418 morreram após complicações do novo coronavírus desde abril de 2020.
Entre os leitos, há 59 leitos de enfermaria no SUS; outros 52 de UTI e são 31 leitos de UTI na rede particular. Na UTI SUS, havia 46 pessoas internadas; há outras 49 internadas na enfermaria do SUS.
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.