O governo municipal de Alexandre Ferreira (MDB) divulgou que às 15h desta terça-feira (8) irá anunciar balanço do lockdown e novas medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. O anúncio será feito por live no Facebook da página da Prefeitura de Franca. Porém, o que se nota até agora é que a administração não conseguiu implementar ações efetivas para combater a doença e melhorar o atendimento a pacientes que vão ao SUS, no Pronto Socorro Dr. Álvaro Azzuz.
Em visita feita pela Frente Parlamentar de Combate ao Coronavírus ao PS adulto nesta segunda-feira (8), os vereadores Gilson Pelizaro (PT) e Marcelo Tidy (DEM) identificaram que há pacientes internados no local usando cadeiras, ao invés de macas, enquanto recebem oxigênio. “Tem umas 15 cadeiras lá que são tratadas como leitos. O cidadão fica 10 dias sentado em uma cadeira, recebendo oxigênio. É um constrangimento total. Não tem divisórias de leitos e o paciente precisa tomar banho com todo mundo vendo. É muito complicado. O Pronto Socorro não pode ficar naquela situação. Ali é um estado de guerra”, pontuou Gilson Pelizaro, durante a sessão desta terça, pela manhã.
O lockdown começou na cidade em 27 de maio e tem previsão para durar 15 dias, concluindo em 10 de junho. A medida de urgência foi decidida para tentar conter o avanço da doença no município, porém não houve ações que garantiram essa redução até agora. O número de mortes continua alto, não houve ampliação de leitos de enfermaria e de UTI na cidade, os casos positivos seguem aumentando, a falta de estrutura no Pronto Socorro Dr. Álvaro Azzuz permanece e a fila de espera por leito atinge 60 pessoas (ao menos até esta segunda-feira – 7 -) e a Prefeitura não conseguiu agilizar os resultados de covid-19 para criar estratégias mais eficazes para combater o vírus SARS-CoV-2.
O que houve de mais efetivo nesse período de lockdown foi o aparelhamento para fiscalização da Patrulha Covid. As averiguações interditaram academias, autuaram supermercados, festas clandestinas foram paralisadas. Pelo volume de atuação da fiscalização, também há constatação que parte da população não atendeu às regras para se evitar a aglomeração de pessoas.
Na Câmara de Franca, que realizou sessão na manhã desta terça-feira (8), os vereadores relataram uma série de atrasos e problemas com relação a serviços públicos. A vereadora Lurdinha Granzotte (PSL) apontou que o atendimento para doação de cesta básica é muito burocrático e o processo de inscrição não funciona corretamente. Ela também reclamou que o auxílio aluguel oferecido pela Prefeitura não funciona na agilidade que as pessoas precisam. “O povo não merece o que está acontecendo aqui. Não está certo. Nossa Franca não merece esse lockdown porque não deu certo aqui”, afirmou, durante a sessão da manhã.
Antes da live do Facebook pela Prefeitura, a Câmara Municipal vai analisar e discutir dois projetos enviados pelo Executivo. Só no final da semana passada e no começo desta é que o prefeito Alexandre Ferreira encaminhou projeto pedindo mais de R$ 22,6 milhões para utilizar no combate à pandemia.
Números mais recentes da pandemia em Franca
Nesta segunda-feira (7), a Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Franca confirmou o alto registro de mortes por conta de complicações da covid-19. Foram 17 vítimas no informativo, sendo que 12 pessoas perderam a vida nesta segunda e as demais faleceram no final de semana, mas a comunicação ocorreu neste dia 7. Desde abril de 2020 a cidade já teve 731 mortes pela doença.
Além do registro de mortes, foram confirmados 136 novos casos positivos de Covid-19. Com isso, desde março de 2020 já foram contaminadas 31.733 pessoas.
Os casos negativos apresentaram alta de 43.786 para 44.444 pessoas. Um dado de caráter positivo foi a queda de casos suspeitos, passando de 4.141 para 4.106 pessoas. Ainda assim, a demora está grande para que o resultado dos exames sejam obtidos e isso atrapalha o trabalho estratégico para controlar a disseminação da doença.
Os pacientes recuperados subiram de 25.316 para 25.371 pessoas. Ainda há 5.361 casos ativos de covid-19 na cidade, conforme dados até este dia 7 de junho.
O número de leitos de Enfermaria (Clínicos) está em 56 ocupados de 67 disponíveis – ocupação de 83,6%. Dos 59 leitos de UTI SUS Adulto disponíveis, 59 estão ocupados – 100% de ocupação. Os leitos de UTI Particular estão com 39 ocupados de 47 disponíveis – 83,0%.
Novas regras válidas após dia 10 de junho em Franca – anúncio foi feito após as 15h
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055