A Santa Casa de Misericórdia de Franca completa 124 anos de fundação nesta quarta-feira (16). A entidade filantrópica atualmente atende mais de 21 municípios, em uma área onde vivem 750 mil pessoas. O grupo já tem projeto de expansão e dentro de 15 anos há previsão da construção de uma nova estrutura onde já estão instalados os Hospitais do Coração e do Câncer. Esse empreendimento de saúde prevê a existência de 400 leitos.
“Poucas entidades ou empresas ultrapassam cem anos de existência. Um número menor ainda alcança o centenário com a vitalidade, o desempenho e a energia com que a Santa Casa de Franca chegou aos seus 124 anos de serviços prestados à saúde da população da cidade de Franca e região – consolidando-se como hospital estruturante de referência em atendimentos de média e alta complexidade, possuindo mais duas unidades – Hospitais do Câncer e do Coração – que compõem o Grupo Santa Casa de Franca, além de ser credenciada como OSS (Organização Social de Saúde) responsável pela administração dos AMEs de Franca, Campinas, Casa Branca e Taquaritinga”, informou a Fundação mantenedora do grupo.
O hospital ainda possui o selo “Santas Casas SUStentáveis” concedido pela CMB (Confederação das Misericórdias do Brasil), estando entre as 50 maiores Santas Casas do país. Outros títulos que a unidade tem são Hospital Amigo da Criança, Hospital de Ensino, Banco de Leite com 4 certificações de excelência, Título Ouro em Qualidade Hospitalar (pela CPFL/Cealag), 2º Melhor Hospital do Estado e 9ª Melhor Maternidade.
O presidente Tony Graciano ressaltou que o acolhimento das pessoas é um papel fundamental da instituição. “A Santa Casa de Franca é, desde sua fundação, direcionada ao acolhimento das pessoas mais necessitadas e historicamente consolidou-se como um patrimônio mantido pela própria sociedade; é por isso que todos nossos esforços administrativos estão sempre focados em ampliar e melhorar as estruturas tecnológica e humana, proporcionando um atendimento digno e humanizado à população – agora com o lançamento do grande Laboratório de Análises Clínicas ‘Santa Casa Mais’, contando sempre com a parceria dos Parlamentares e Órgãos Públicos, das esferas públicas Federal, Estadual e Municipal e, também da iniciativa privada e da própria comunidade, que contribui constantemente com doações”, analisou.
Laboratório avançado
Entre as novidades que o hospital implantou estão o novo Laboratório ‘Santa Casa Mais’ – a maior estrutura laboratorial de análises clínicas da região – já em funcionamento. O laboratório é equipado com avançadas tecnologias, que facilitam o acesso dos usuários aos resultados de exames – podendo baixar estes arquivos em seus dispositivos eletrônicos para acesso a qualquer momento – além de gerar laudos de exames em formato digital, com alta precisão e resultados extremamente pontuais.
No ‘Santa Casa Mais’ há exames clínicos laboratoriais – além de serviços de diagnósticos por imagem como Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética revitalizada (oferecendo exames ainda mais precisos, rápidos e com emissão de laudos diferenciados, feitos por médicos especialistas e subespecialistas), Raio X Digital, entre outros serviços que serão inaugurados em breve.
Estrutura modernizada
A Santa Casa também conseguiu inaugurar neste seus 124 anos uma nova lavanderia hospitalar. Os sistemas automatizados geram economia, uso racional de recursos como água e produtos específicos, além de colaborar para baixa produção de resíduos para o meio ambiente. E sua grande importância para a estrutura hospitalar é garantir a segurança do paciente e dos colaboradores contra disseminação de infecções hospitalares, mantendo todos os enxovais utilizados com grande assepsia.
Combate à covid-19
“A instituição vem atuando ainda, desde o início de 2020, no combate à pandemia, quando criou um grande Centro COVID, com leitos de UTI e de Enfermaria, tornando-se rapidamente uma referência pela qualidade de seu corpo clínico e equipes multiprofissionais – sendo escolhido para participar do Programa de TeleUTI da Divisão de Pneumologia e UTI Respiratória do InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP) – que visa promover a disseminação on-line do conhecimento, no intuito de auxiliar profissionais de saúde de todo o Brasil no enfrentamento à covid-19”, informou a Santa Casa, por nota.
Plano para os próximos 15 anos
O Grupo Santa Casa de Franca agora projeta Plano Diretor para os próximos 15 anos com vistas à construção de um grande complexo de unidades hospitalares integradas, onde atualmente já se encontram os Hospitais do Coração e do Câncer. No mesmo terreno, haverá a união da Santa Casa e demais instalações, com estrutura que terá 400 leitos.
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.