A fiscalização da Patrulha Covid identificou neste final de semana em Franca 250 pessoas aglomeradas em um bar e outras 150 que participavam de cavalgada na região da Avenida Presidente Vargas. Os casos foram constatados no domingo (4). A Guarda Municipal e a fiscalização da Vigilância Epidemiológica fizeram averiguação nas duas denúncias.
Atualmente, Franca tem a regra de toque de recollher entre 21h e 5h. Além disso, bares já podem funcionar e receber clientes, mas é preciso respeitar o limite de 40% de lotação. Os locais abertos podem funcionar, tais como parques, porém também existe regra para impedir que haja aglomeração e isso contribua com um aumento de contágio do novo coronavírus.
Após identificação das irregularidades, no caso da cavalgada, todas as pessoas foram orientadas com relação às atuais regras em vigência e houve dispersão do grupo. No bar, onde 250 pessoas consumiam e desrespeitavam o limite de 40% de ocupação, houve autuação nos proprietários e processo administrativo foi aberto. Após o prazo de apuração, o estabelecimento pode pagar multa.
Apesar da flexibilização que existe na cidade, o contágio continua ocorrendo, bem como as mortes por complicações da covid-19. Ao mesmo tempo, a vacinação não consegue avançar para pessoas abaixo dos 40 anos porque ainda não existe doses suficientes enviadas pelo governo federal para a Prefeitura.
A Patrulha Covid é formada por fiscais da Vigilância Sanitária, integrantes da Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar pode dar apoio em algumas ocorrências. O canal de denúncias é pelo Covizap (99917-2802) e também no telefone 3724-1033, da Guarda Civil.
Neste domingo (4 ) a Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Franca informou que não houve registro de óbito, porém há pelo menos um caso de uma mulher que ocorreu na cidade. Algumas vezes, a comunicação oficial entre o hospital e a Vigilância pode atrasar a divulgação de dados. Desde abril de 2020, 852 pessoas perderam a vida em Franca após contraírem o vírus SARS-CoV-2.
Foram confirmados 51 novos casos positivos de covid-19 neste domingo, passando de 35.806 para 35.857 pessoas infectadas desde março de 2020. Os casos negativos subiram de 50.430 para 50.598 pessoas. Os casos suspeitos não tiveram alteração e continuam em 3.663 pessoas, que aguardam o resultado de exame. Os pacientes recuperados permaneceram em 26.812 pessoas.
Diante desse cenário, são 8.193 pessoas que estão contaminadas pelo vírus. A maioria delas tem determinação para cumprir isolamento domiciliar em casa, porém, caso alguém não esteja cumprindo ou as pessoas que aguardam exame, e podem estar infectadas, estejam circulando há risco de maior contaminação na população.
O número de leitos de Enfermaria (Clínicos) está em 35 ocupados de 67 disponíveis – ocupação de 52,2%. Dos 80 leitos de UTI SUS disponíveis, 49 estão ocupados – 61,3% de ocupação. Os leitos de UTI Particular estão com 16 ocupados de 47 disponíveis – 34,0%.
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.