Franca foi escolhida para sediar os 24º Jogos Regionais da Terceira Idade neste ano. A proposta tinha sido formalizada no final do ano passado pelo prefeito Gilson de Souza junto ao Governo Estadual. A Secretaria Estadual de Esportes confirmou nesta semana a competição na cidade.
O evento reúne as cidades que integram a 5ª Região do Estado de São Paulo e está programado para ser realizado entre os dias 20 e 25 de abril, na chamada ‘janela’ de férias escolares da rede estadual, conforme o novo calendário recém-anunciado pela Secretaria da Educação.
Na segunda-feira à tarde, na sede do Departamento de Esportes, unidade ligada a Secretaria de Esportes e Cultura, professores e coordenadores começaram a definir as primeiras atribuições de cada um e providências imediatas que precisam ser tomadas. Entre elas há a verificação das possíveis instalações das redes de ensino do Estado e do Município que poderão ser utilizadas no período como alojamento, bem como as instalações dos equipamentos onde deverão ser disputadas as competições.
Ofícios foram expedidos e começaram a ser entregues nas instituições privadas, solicitando nesse período a cessão de quadras, ginásios e piscinas, se necessário, para que ocorram algumas das provas que estão previstas.
São esperados para os próximos dias, de parte da Secretaria Estadual de Esporte, mais detalhes relacionados ao aporte de recursos que deve ser repassado à Prefeitura (a organização é conjunta: Município e Estado), bem como datas limites para inscrições de atletas, Congresso Técnico e demais providências de cunho administrativo.
Expectativas
Sediar um evento dessa ordem deve atrair um público visitante de mais de 3 mil pessoas, entre atletas e equipes de apoio, oriundos de cerca de 50 cidades. “Isso movimenta o comércio e a indústria, gerando consumo e aquecimento da economia, pois as delegações estarão alojadas nos mais diferentes bairros, através da rede de ensino”, aponta a Prefeitura de Franca.
“Levando em conta essas particularidades e o potencial que tem o público da terceira idade, as expectativas em torno dos Joris são as melhores, considerando que a cidade já tem uma tradição de realização eventos dessa abrangência. No ano passado, de última hora, Franca abraçou a ideia, sediou e venceu os Jogos Regionais da 5ª Região, depois da desistência de Barretos”, conclui a nota do governo municipal.