A direção da Santa Casa recebeu denúncias de tentativas de estelionato contra familiares de pacientes internados. Os golpes envolvem ligações de criminosos pedindo dinheiro para a realização de procedimentos. Em geral, as ligações são feitas para celulares, sem identificação de chamada e é pedido depósito bancário.
Todo tipo de procedimento feito a pacientes por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) é gratuito e nunca é necessário o pagamento ou taxa. “A Santa Casa esclarece que os procedimentos efetuados por meio do SUS nas unidades da Santa Casa, Hospital do Coração e AME não têm qualquer custo para o usuário”, alerta a nota.
A orientação é nunca fazer depósitos solicitados e nem mesmo entregar valores para supostos profissionais. “Procure pessoalmente a recepção do hospital e informe-se, pois este é um tipo de golpe que está sendo aplicado”, ressalta a instituição.
Não foi divulgado quantos familiares de paciente teriam sido prejudicados. O problema passou a ser informado na unidade hospitalar no começo deste ano. O caso também deve ser levado para a Polícia Civil, para que haja investigação criminal.