A Prefeitura de Franca, através da Secretaria de Saúde, informou que está com estrutura montada para realizar atendimentos na saúde mental. Nos oitos primeiros meses deste ano, 32.193 pessoas foram assistidas nesse tipo de acolhimento pelo SUS.
“Com o objetivo de garantir uma melhor assistência aos pacientes da saúde mental, (a Prefeitura) oferece em toda a rede de atenção básica, compreendida pelas 16 UBS, os atendimentos de Matriciamento de Psiquiatria, que são agendados, mediante encaminhamento do clínico geral. Uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e agentes comunitários, está capacitada a oferecer esse acolhimento”, divulgou o governo municipal, em nota.
Com esses números, em Franca o atendimento médico na área de saúde mental é de 4 mil pessoas ao mês.
“Esse processo está passando por uma fase de aprimoramento, mediante reuniões das equipes de Atenção Básica com os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), mantidos pela Prefeitura, cujo intuito é ampliar a capacitação dos servidores envolvidos e a oferta dos serviços aos pacientes”, reconheceu a Prefeitura.
Considerando que o matriciamento constitui-se em uma importante estratégia de capacitação das equipes da Atenção Básica, oferecendo embasamento científico para que os profissionais possam conduzir os casos que recebem, encontros sistemáticos e mensais estão sendo realizados nos CAPS Florescer e Renascer (unidades especializadas mantidas pela Prefeitura), com todas as equipes das unidades da Atenção Básica, agrupadas dentro de um cronograma previamente estabelecido.
*Envie mensagem para gente, basta clicar no (16) 99231-0035 e encaminhar foto ou sugestão de matéria para o F3 Notícias Whatsapp.