O período de chuvas intensas voltou para a região de Franca a partir deste mês de outubro. Agora para novembro, a cidade pode ser atingida por novo temporal e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alerta para as autoridades locais sobre a situação. O perigo está concentrado para toda a tarde e noite desta segunda-feira (1º) e parte da madrugada de terça-feira (2).
Nesse comunicado, o instituto apontou que pode haver chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/h, além das rajadas de ventos fortes, alcançando até 100 km/h. Essas condições acabaram gerando corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos nas avenidas por onde passam os córregos e o risco de descargas elétricas.
A situação não é restrita para Franca e engloba também Batatais, Altinópolis, onde houve a tragédia com a morte de nove bombeiros civis; e Ribeirão Preto, além de praticamente todo o estado de Minas Gerais.
“Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)”, especificou o Inmet.
No mês de outubro, houve chuva de mais de 231 mm. Esses dados estão catalogados na estação automática do Inmet. O dia que mais registrou chuva foi em 27 de outubro, quando córregos transbordaram. Naquele dia, em uma hora, choveu 25 mm.
Mapa Inmet
*Envie mensagem para gente, basta clicar no (16) 99231-0035 e encaminhar foto ou sugestão de matéria para o F3 Notícias Whatsapp.