O Programa “Saúde em Ação”, mantido pela Prefeitura de Franca na rede de Unidades Básicas de Saúde, está concluindo as atividades deste ano com cerca de 400 pacientes participando das atividades oferecidas.
A Prefeitura divulgou que o fortalecimento do atendimento primário na rede municipal de saúde, como forma de oferecer uma vida mais saudável aos usuários do Sistema Único (SUS). Nesse projeto, o governo municipal atua em conjunto com a FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura), cedendo educadores físicos e profissionais de nutrição e fisioterapia.
O programa, que foi realizado nas 16 UBS mantidas na cidade, em todas as regiões, consiste em ações complementares oferecidas aos pacientes em acompanhamento, mediante a triagem médica e orientações das assistentes sociais de cada unidade para pessoas a partir de 18 anos. Entre as atividades constam sessões de exercícios físicos, palestras com médicos, enfermeiros, psicólogas e demais profissionais de cada repartição, versando sobre temáticas pertinentes ao bem-estar.
Os encontros são programados para os períodos da manhã, porém podem variar de um local para outro, pois atendem as peculiaridades de cada região, onde o diálogo com os pacientes é levado em consideração para o agendamento das datas e horários, que facilitem as participações do público.
Porta de entrada
A porta de entrada para o ingresso nos grupos “Saúde em Ação” são as Unidades Básicas de Saúde. Um levantamento da FEAC aponta que nos 4 meses em que foram realizadas atividades este ano, pós-flexibilização com a redução dos impactos da pandemia, foram atendidas cerca de 400 pessoas, contando com o apoio de educadores físicos, nutricionista e fisioterapeutas das entidades do terceiro setor, Instituto 3 Colinas e CITI Lions Clube Sobral, credenciadas em chamamento público feito pela FEAC.
Neste ano, os encontros terminam na sexta-feira, véspera de Natal, e serão retomados no dia 3 de janeiro, com a equipe do Lions Sobral e no dia 10, com o Instituto 3 Colinas.
Pacientes em tratamento na rede municipal de saúde do SUS podem solicitar em suas consultas para poderem integrar o projeto.
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055