O AEC Castelinho divulgou que prossegue neste ano com estudo para recuperar a represa que existe no clube e vem sofrendo com assoreamento e degradação ao longo de anos.
“Foram iniciadas as sondagens para a obtenção de informações da fundação onde será instalado o novo vertedouro (saída de água) da represa do Castelinho. Essa é uma ação inicial de um processo que visa a recuperação do espaço mais querido pelos nossos associados”, divulgou o clube, em nota.
Em setembro de 2021, o assunto chegou a ser apresentado na Câmara de Vereadores. A degradação do córrego Espraiado, que repercutiu na represa, gerou ação do Ministério Público. Tanto o Castelinho como a Prefeitura de Franca foram arroladas nesse processo.
“Estas sondagens trarão informações importantes como: tipo de solo, as resistências por profundidades e nível do lençol freático. Com essas informações serão definidos os tipos e quantidades de fundações das estruturas de controle de saída da água”, detalhou o clube.
A represa já foi utilizada na cidade como fonte de captação de água em momentos de crise hídrica. Isso foi feito em 2015.