A família de Isadora Peixoto Pereira, 17 anos, aceitou doar todos os órgãos possíveis. Equipe especializada veio de avião para realizar o transporte. A jovem sofreu acidente e ficou dias internada na UTI do Hospital São Joaquim
A adolescente, que estudava no Pestalozzi morreu no dia 26 de abril, na UTI do hospital particular de Franca. Ela sofreu ferimento grave na cabeça causado por arma de fogo.
A decisão de doar os órgãos em um momento muito sensível para toda a família causou comoção e foi repercutido em diferentes grupos de redes sociais. Conhecido de familiares ressaltaram a medida e deram condolências aos pais da jovem.
A informação sobre a medida ocorreu depois que houve a missa de 7⁰ dia da jovem, celebrada no dia 2 de maio, na Igreja São Judas.
O Brasil possui o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo, que é garantido a toda a população por meio do SUS, responsável pelo financiamento de cerca de 95% dos transplantes no país. Apesar do grande volume de cirurgias realizadas, a quantidade de pessoas em lista de espera para receber um órgão ainda é grande.
Para vencer a desproporção entre número de pacientes na lista e o número de transplantes realizados, é importante conscientizar a população sobre todas as etapas do procedimento, que começa com o diagnóstico de morte encefálica de um potencial doador e termina na recuperação do paciente que recebeu um novo órgão.
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.