O cronograma divulgado pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, prevê a realização das ações de prevenção e combate à dengue em bairros da Região Norte.
No Leporace II, o bairro receberá o ‘fumacê’ nesta segunda-feira (23), a partir das 17h. Os demais bairros atendidos com a visitação dos agentes e o trabalho de nebulização são Leporace I, Leporace III, Jardins Pinheiros I e II, Guanabara e Maria Rosa, Vila Exposição, Pinhais, Residencial São Vicente e Nosso Lar.
Os agentes de controle de vetores realizam a visitação casa a casa e a orientação aos moradores de forma antecipada, visando anunciar a programação do ‘fumacê’, que é realizado no dia posterior, a partir das 17h.
Com o registro de 4.036 casos de dengue confimados até esta sexta-feira e 7 óbitos pela doença, Caio Carvalho, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, solicitou que as pessoas continuem mantendo as suas casas livres de objetos e materiais, que possam acumular água, servindo de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.
Ele reforçou que o ‘fumacê’ é acompanhado pela Guarda Civil Municipal e alertou aos motoristas para que redobrem a atenção no trânsito, uma vez que a fumaça poderá comprometer a visibilidade dos condutores.
Confira o cronograma das ações:
Leporace II
Nebulização – 23/05
Leporace I
Dia 23/05 – Visitação dos agentes de controle de vetores
Nebulização – 24/05
Leporace III, Jardins Pinheiros I e II
Dia 24/05 – Visitação dos agentes de controle de vetores
Nebulização – 25/05
Jardins Guanabara e Maria Rosa
Dia 25/05 – Visitação dos agentes de controle de vetores
Nebulização – 26/05
Vila Exposição, Parque dos Pinhais, Residencial São Vicente e Nosso Lar
Dia 26/05 – Visitação dos agentes de controle de vetores
Nebulização – 27/05
Orientações sobre o fumacê
Durante o ‘fumacê’, a orientação aos moradores é para que mantenham as portas, janelas e cortinas abertas para facilitar a entrada do inseticida no imóvel. As pessoas não deverão permanecer nas calçadas, com crianças e os animais de pequeno porte.
Se na residência, houver pessoas doentes ou acamadas, estas deverão ser mantidas no quarto, com as portas e janelas fechadas, permanecendo por 30 minutos depois do final da ação.
Os moradores deverão guardar em local fechado ou cobrir, alimentos, água e utensílios de cozinha, roupas limpas e/ou penduradas no varal (mesmo molhadas), comedouros e bebedouros de animais e gaiolas de passarinhos. Retirar ou manter suspensas roupas de cama e toalhas de mesa.