A Santa Casa de Misericórdia de Franca, na quinta-feira (16), completa 125 anos de sua fundação e de serviços filantrópicos em saúde, atendendo a cidade e mais 21 municípios da região (uma população de mais de 750 mil pessoas).
“Poucas entidades ou empresas ultrapassam cem anos de existência. Um número ainda menor alcança o centenário com a vitalidade, o desempenho e a energia com que a Santa Casa de Franca chegou aos seus 125 anos de serviços prestados à saúde da população da cidade de Franca e região – consolidando-se como hospital estruturante de referência em atendimentos de média e alta complexidade, possuindo mais duas unidades – Hospitais do Câncer e do Coração – que compõem o Grupo Santa Casa de Franca, além de ser credenciada pelo Governo do Estado de SP como OSS (Organização Social de Saúde) responsável pela administração dos AMEs de Franca, Campinas, Casa Branca, Taquaritinga e Avaré”, ressaltou a instituição, em nota.
O grupo ainda possui o selo “Santas Casas SUStentáveis”, concedido pela CMB (Confederação das Misericórdias do Brasil), estando entre as 50 maiores Santas Casas do país. Também conta com títulos como: Hospital Amigo da Criança, Hospital de Ensino, Banco de Leite com certificações de excelência, Título Ouro em Qualidade Hospitalar (pela CPFL/Cealag), 2º Melhor Hospital do Estado e 9ª Melhor Maternidade.
O presidente Tony Graciano comemora os resultados colhidos. “A Santa Casa de Franca é, desde sua fundação, direcionada ao acolhimento das pessoas mais necessitadas e historicamente consolidou-se como um patrimônio mantido pela própria sociedade; é por isso que todos nossos esforços administrativos estão sempre focados em ampliar e melhorar as estruturas tecnológica e humana. Contando constantemente com o apoio de Parlamentares e Órgãos Públicos, das esferas públicas Federal, Estadual e Municipal – e também da iniciativa privada e da própria comunidade, que contribuem constantemente com doações”, elencou o presidente.
Com seus 125 anos de história, a instituição permanece atuante e em constante evolução. A entidade implantou o novo Laboratório ‘Santa Casa Mais’, que tem a maior estrutura laboratorial de análises clínicas da região.
Agora, está alinhada ao mais novo conceito de Hospital 100% Digital, o Laboratório ‘Santa Casa Mais’ é equipado com avançadas tecnologias, que facilitam o acesso dos usuários aos resultados de exames – podendo baixar estes arquivos em seus dispositivos eletrônicos para acesso a qualquer momento – além de gerar laudos de exames em formato digital, com alta precisão e resultados extremamente pontuais, proporcionando muito mais informações aos médicos para que estes possam chegar a diagnósticos precisos.
Existe também a segurança digital, proporcionada por um armazenamento de dados em nossos servidores, o que permite ao usuário acessar sempre que necessitar. Dispondo de um vasto parque tecnológico, o Laboratório ‘Santa Casa Mais’ oferece uma ampla gama de exames clínicos laboratoriais – além de serviços de diagnósticos por imagem como Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética revitalizada (oferecendo exames ainda mais precisos, rápidos e com emissão de laudos diferenciados, feitos por médicos especialistas e subespecialistas), Raio X Digital, nova Hemodinâmica (que já está em fase de implantação), nova Mamografia (com equipamento e tecnologia de ponta).
Outra realização do grupo foi a inauguração da Lavanderia Hospitalar, que possui equipamentos com alta tecnologia, totalmente computadorizados, com sistemas de segurança e maquinários com controles de dosagem de produtos automatizados, gerando economia, uso racional de recursos como água e substâncias específicas, além de colaborar para baixa produção de resíduos para o meio ambiente.
Humanização
Essa gigantesca estrutura mantém-se em funcionamento e em evolução graças por conta do elemento humano. “As pessoas é que são o verdadeiro coração desta grande máquina de atenção à saúde – trazendo para a instituição todos os seus conhecimentos técnicos, valores morais e éticos e, principalmente, sua empatia pelo ser humano e acima de tudo, o foco total em salvar vidas. Todo o aparato tecnológico e estrutural oferece ferramentas que nas mãos certas geram os resultados esperados; atenção ao ser humano, amor ao que se faz e melhoria contínua são os ingredientes para o sucesso de uma instituição centenária”, apontou o Grupo Santa Casa, em nota.
A instituição atua ainda, desde o início de 2020, no combate à pandemia, quando criou grande Centro COVID, com leitos de UTI e de Enfermaria, tornando-se uma referência e sendo escolhido entre vários centros especializados para participar do Programa de TeleUTI da Divisão de Pneumologia e UTI Respiratória do InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP). Esse grupo promove o ensino e a pesquisa, com a disseminação on-line do conhecimento, no intuito de auxiliar profissionais de saúde de todo o Brasil no enfrentamento à COVID-19.
Maquete digital 3D do novo projeto do Plano Diretor
Visualizando o aumento na demanda de saúde pública, o grupo projeta um Plano Diretor para os próximos 15 anos com vistas à construção de um grande complexo de unidades hospitalares integradas, onde atualmente se encontram os Hospitais do Coração e do Câncer, reunindo a Santa Casa a estas instalações em um só local, com uma nova estrutura que terá capacidade para 400 leitos.