O antigo prédio da Unesp Franca vai ser devolvido pelo governo do Estado antes do prazo previsto por contrato, porém a Secretaria de Desenvolvimento Regional ainda não quitou as contas básicas (água, energia) e também negocia termos de vistoria.
Ainda há também móveis dentro do prédio histórico, que fica no Centro de Franca. Apesar de já estar notificada sobre a devolução do prédio, a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais ainda precisa aguardar o Estado concluir a desocupação e o pagamento de contas.
Com essas indefinições, a Unesp Franca também não conseguiu avançar sobre destinação da unidade. A proposta é um Centro de Educação, Cultura e Economia Criativa, com gestão compartilhada entre esferas públicas e setor privado. Ainda há trâmites em andamento.
A necessidade de definição do destino é importante para evitar possível depredação e falta de manutenção no prédio, que é um patrimônio do município.
A própria Unesp Franca emitiu comunicado para informar a situação do prédio. O documento acaba servindo de alerta para que autoridades públicas não fiquem em inércia sobre a política de uso.
Comunicado oficial: