A Secretaria Municipal de Saúde de Franca contabilizou neste ano o total de 14 mortes causadas por dengue, em sua condição mais grave. Esse número é um recorde registrado no município. Pelo menos desde 2013 que a cidade não tinha tinha registro de mortes pela doença.
Além das mortes, houve um aumento significativo de casos positivos. Em 2021, foram 224 casos registrados na cidade. Neste ano, até 11 de julho, houve 5.625 registros, número 25 vezes maior na comparação.
As vítimas fatais mais recentes da dengue foram três mulheres, de 28, 66 e 73 anos. Os óbitos ocorreram nos dias 5, 8 e 21 de maio, respectivamente.
A medida aplicada pela Vigilância Ambiental para tentar frear a situação é praticar o fumacê, que nesta semana está ocorrendo em 7 bairros. A programação ainda prevê para o período de 12 a 18 deste mês a visita casa a casa dos agentes de controle de vetores uniformizados e credenciados e a nebulização, a partir das 17h, em parte do Recanto Elimar e Recanto Elimar II, Parque das Esmeraldas e Prolongamento do bairro, Jardim Brasilândia, Vila Nicácio e Vila Tótoli. Inicialmente é feito o trabalho de orientação pelos agentes da Vigilância, que anunciam no dia posterior, a nebulização, sempre a partir das 17h.
“Durante o ‘fumacê’, a orientação aos moradores é para que mantenham as portas, janelas e cortinas abertas para facilitar a entrada do inseticida no imóvel. As pessoas não deverão permanecer nas calçadas, com crianças e os animais de pequeno porte. Se na residência, houver pessoas doentes ou acamadas, estas deverão ser mantidas no quarto, com as portas e janelas fechadas, permanecendo por 30 minutos depois do final da ação”, divulgou a Prefeitura de Franca, em nota.
Os moradores deverão guardar em local fechado ou cobrir, alimentos, água e utensílios de cozinha, roupas limpas e/ou penduradas no varal (mesmo molhadas), comedouros e bebedouros de animais e gaiolas de passarinhos. Retirar ou manter suspensas roupas de cama e toalhas de mesa.
Confira a programação do fumacê:
12/07 – Parte do Recanto Elimar e Recanto Elimar II
13/07 – Parque das Esmeraldas e Prolongamento do Parque das Esmeraldas
14/07 – Jardim Brasilândia
15/07 – Vila Nicácio
18/07 – Vila Tótoli