Foi aprovado na Câmara de Franca o Projeto de Lei Ordinária nº 127/2022, de autoria do prefeito Alexandre Ferreira (MDB), que dispõe sobre a criação do programa municipal “Natal de Luz”.
“O objetivo do Programa é realizar parcerias com a iniciativa privada, que ficará responsável pelos serviços que incluirão o fornecimento dos materiais necessários para a instalação das decorações (fios elétricos, cordões de LED, mangueiras de LED, etc), a mão de obra especializada, equipamentos para instalação, manutenção e, inclusive, a retirada das iluminações ao término do período de iluminação, em contrapartida a iniciativa privada poderá explorar os espaços com ações de marketing e publicidade”, justificou o Executivo.
Ainda de acordo com o texto, o programa consiste em promover a decoração e a iluminação de Natal de forma patrocinada e terá vigência anual, no período de 1º de novembro a 10 de janeiro do ano seguinte.
O vereador Marcelo Tidy (União) lembrou da polêmica de 2021. “As entidades, as grandes redes varejistas têm a oportunidade de contribuir com o município (…) a exemplo do que ocorreu de forma negativa no ano passado, que houve um descontentamento muito grande por parte da população, sou favorável à iluminação, acho que a cidade merece, as pessoas ficam mais alegres no período das festas natalinas e ano novo, e espero que possa encontrar as empresas que venham ser parceiras.”
O vereador Gilson Pelizaro (PT) também alertou sobre problemas do passado. “A repercussão foi muito ruim no ano passado e se a gente fosse levar a ferro e fogo, esse projeto não tinha necessidade de ter autorização legislativa, é uma questão meramente administrativa que o Poder Executivo poderia desenvolver dentro da sua própria estrutura, mas o que abunda não prejudica.”