Áudio falso sobre o assassinato de três homens, em que os corpos teriam sido encontrados entre Claraval (MG) e a região do Paiolzinho, em Franca, está circulando em grupos e redes sociais. Além do áudio, há um vídeo que mostra, inclusive, os rostos dos homens que foram mortos, aparentemente com tiro.
“Aí galera, pegaram os caras (sic) que estão roubando as caminhonetes lá perto do Paiolzinho, pegaram perto de Claraval essa noite. Ia assaltar de novo, mataram os três. No último mês eles roubaram, eu acho, umas três ou quatro caminhonetes”, relata o áudio, em que o autor não se identifica.
Autoridades de Claraval, território onde supostamente os corpos estavam, confirmaram que a informação repassada não é real. O caso da localização dos homens mortos ocorreu, porém foi na zona rural de Americana, distante em torno de 300 km de Franca. Os corpos foram encontrados na quarta-feira (14) e a Polícia Civil local conduz investigação.
A onda de furtos e roubos de caminhonete em Franca e região tem preocupado proprietários desse tipo de veículo.
Porém, não é possível confirmar quem teria divulgado essa falsa informação que circulou em Franca nesta quinta-feira (15) e nem com qual propósito isso ocorreu.
“Os conteúdos que aparecem em redes sociais, no Whatsapp, podem ser manipulados e facilmente distribuídos. Dependendo do tema, eles geram uma repercussão grande e nem sempre é possível identificar de onde eles surgiram. Áudios que circulam sem a identificação do autor e que acompanham vídeos são formas utilizadas para se espalhar esse tipo de informação que pode não ser verdadeira. O usuário deve tomar cuidado em compartilhar o que recebe, mesmo quando é de algum familiar, mas que a origem não está totalmente explícita”, comenta a especialista em influência digital, conteúdo e estratégias na internet, Denir Alves.