O Dia Mundial do AVC (Acidente Vascular Cerebral), em 29 de outubro, tem por finalidade conscientizar as pessoas sobre as formas de prevenção de uma das doenças que mais provocam mortes no Brasil. A Santa Casa de Franca está com ações de orientação sobre esse tema.
Ações conjuntas envolvendo vários setores da sociedade são necessárias para combater o AVC, principalmente em tempos tão difíceis. “Não podemos deixar de focar na prevenção, orientar sobre o atendimento agudo à doença e garantir a reabilitação. É necessário informar os brasileiros sobre o que é a doença, como preveni-la, como reconhecer seus sinais de alerta e explicar que o tratamento é tempo-dependente. Estas ações deverão ser contínuas porque o AVC não pode esperar”, informou a entidade, em nota.
O AVC é a segunda maior causa de mortalidade no Brasil e o principal motivo de incapacidade no mundo, com consequências sociais e econômicas severas. Somente no mês de julho 2022, o AVC matou 8.758 brasileiros, o equivalente a 11 óbitos por hora, segundo dados do Portal de Transparência dos Cartórios de Registro Civil do Brasil.
No primeiro semestre deste ano, foram 56.320 vítimas fatais, número acima das mortes por infarto (52.665) e Covid-19 (48.865). Estudos indicam que uma em cada quatro pessoas terá a doença ao logo da vida, principalmente, porque o atendimento não pode esperar e o socorro imediato é condição para o melhor resultado.
A cada minuto que passa de um AVC sem tratamento são 2 milhões de neurônios que morrem. Por isso, após qualquer sintoma de AVC a recomendação é imediatamente procurar um hospital preparado para o atendimento (um centro de AVC), de preferência acionando o SAMU, através do número 192.
O Grupo Santa Casa de Franca, através da Portaria nº 529 de 11 de abril de 2019 do Ministério da Saúde, foi habilitado como Centro de Atendimento de Urgência para Pacientes de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e esta habilitação beneficia diretamente a população de Franca e região uma vez que os hospitais do Grupo (Santa Casa e Hospital do Coração) estão altamente qualificados para atuarem com agilidade e eficácia, salvando vidas de inúmeras pessoas.
Este ano, na semana de 24 a 28 de outubro, as equipes multidisciplinares do Grupo Santa Casa de Franca estão realizando ações voltadas aos colaboradores e à população da de Franca e dos 21 municípios da região atendidos pela instituição.
No dia 24 de outubro das 8h às 16h, juntamente com o curso de Medicina da Universidade de Franca (Unifran) a Santa Casa realizou atendimento à população para esclarecer os sinais e sintomas do AVC, formas de prevenção, importância do socorro rápido, além de aferição da pressão arterial e glicosimetria. Para tal, haverá quatro postos espalhados nas principais praças centrais da cidade.
No dia 25, foram distribuídos informativos impressos aos pacientes e seus acompanhantes internados e também aos colaboradores. Painéis explicativos ficarão expostos nos murais do refeitório do hospital.
Neste dia 26, no anfiteatro da odontologia na Universidade de Franca, houve o VII Simpósio “Atualização no Atendimento do Paciente com AVC” – com participação de diferentes palestrantes. O evento é gratuito e seu público-alvo são profissionais da área de saúde, estudantes de medicina e equipe multidisciplinar.
Para os dias 27 e 28 haverá um café especial para os colaboradores do hospital, encerrando a Semana Mundial de Prevenção ao AVC.
O presidente voluntário do Grupo Santa Casa de Franca, Tony Graciano, ressaltou a importância dessas ações. “Desde 2019 o Grupo Santa Casa de Franca é um Centro Especializado de Atendimento de Urgência para Pacientes de AVC; isso graças ao alto nível de nossos profissionais das equipes multidisciplinares, que formam um grupo coeso, capacitado, especializado e principalmente comprometido com o atendimento à população, para salvar o maior número de vidas possível, dentro do curto espaço de tempo que um acidente vascular cerebral demanda. Parabenizo a todos pelo empenho constante e também pela realização de mais um evento anual para levar conhecimentos e prevenção à nossa população”, concluiu o presidente.
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.
Leia também:
Vídeo: Motorista de Itaú de Minas escapa de acidente e caminhão afunda em Delfinópolis
Garagem secreta em Franca com dezenas de Fuscas é descoberta e pode valer uma fortuna