Em regime de urgência, a Câmara de Franca aprovou o Projeto de Resolução 4/2023, de autoria do vereador Gilson Pelizaro (PT), que constitui Comissão Especial de Assuntos Relevantes (CEAR) para averiguar a escassez de leitos SUS no Município.
De acordo com o autor, a proposta tem como objetivo ‘o Município conta com 280 leitos, porém insuficientes à demanda, sobretudo pelo que se passou com a recente pandemia de Covid19 no ano de 2021. Tal insuficiência gera uma grande fila de espera por leitos, ocorrendo casos de pacientes até mesmo internados provisoriamente no Pronto Socorro Municipal Dr. Álvaro Azzuz. Dada a importância da questão, por se tratar de saúde pública, é mister o seu estudo, acompanhamento, fiscalização e promoção de soluções”.
Gilson Pelizaro (PT) destacou durante fala na Tribuna que a comissão é importante porque centraliza o trabalho. “Nós já fizemos audiências públicas, e a DRS VIII veio aqui, através de seu representante, e disse que ia resolver e não aconteceu nada. E o que acontece hoje é que a Secretaria de Saúde está assumindo a bronca que não é dela, resolvendo problema de terceiros, porque o sistema CROSS não funciona e é responsabilidade da DRS. A Santa Casa também entrou lá é o melhor hospital, mas até chegar lá o risco de morrer é grande, é aí temos que atacar.”
Ronaldo Carvalho (Cidadania) comentou que a Câmara vai atuar para tentar mitigar o problema. “Esse assunto, nesses dois anos, sempre foi discutido e em pauta em todas as sessões. Estamos trabalhando de todas as formas e passamos para uma ação mais efetiva, acredito muito no diálogo e que vamos trazer benefício à população”
Zezinho Cabelereiro (PP) defendeu aumento de leitos. “Eles precisam aumentar os leitos e os valores da tabela SUS, a gente sabe que os médicos não estão querendo trabalhar no SUS. Tem que ter uma solução e vamos colher bons frutos para melhorar a área de saúde em Franca”
Marcelo Tidy (União) cobrou o Estado para que coloque uma Diretoria Regional de Saúde DRS-VIII funcional, onde tenha uma pessoa que não atenda o vereador, mas a população’
O presidente da Câmara vereador Carlinho Petrópolis Farmácia (PL) destacou que a comissão vai ter resolutividade. “Tenho certeza que nessa comissão teremos muitos avanços porque na saúde temos muitas demandas como, por exemplo, cirurgias, leitos, exames e várias coisas que podem ser detalhadas.”
Carlinho ainda convidou os parlamentares interessados para participarem da 9ª Conferência Estadual de Saúde, na próxima terça-feira, 28 de fevereiro, das 8h às 12h, na Secretaria de Saúde.
A composição da CEAR ficou definida com Gilson Pelizaro (presidente), Zezinho Cabeleireiro (vice-presidente), Ronaldo Carvalho (Relator), Daniel Bassi (1º suplente), Lurdinha Granzotte (2º suplente) e Marcelo Tidy (3º suplente).
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055.