Hoje, 14 de março de 2023, a escritora Carolina Maria de Jesus completaria 109 anos se estivesse viva. Para comemorar a data e homenagear a autora de “Quarto de Despejo”, a AFL (Academia Francana de Letras) irá realizar o evento “Celebrando Carolina e sua Obra” neste sábado (18), às 19h, na Casa da Cultura e do Artista Francano “Abdias do Nascimento”. O encontro, gratuito e aberto ao público, será realizado em parceria com o COMDECON (Conselho Municipal dos Direitos da Comunidade Negra) com o apoio da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura).
A celebração contará com a participação especial de Vera Eunice, filha de Carolina, que irá compartilhar lembranças e histórias de vida da autora. Também farão uso da palavra Rose Moraes, presidente do COMDECON, e Janaína Santos e Flávia Mildres, respectivamente presidente e presidente adjunta do Conselho Municipal da Condição Feminina (CMCF). Ao final dos discursos, o público poderá interagir com Vera e os demais integrantes da Mesa. Carolina Maria de Jesus nasceu em Sacramento (MG), mas morou em Franca, Orlândia, Ribeirão Preto e São Paulo
Entre o quadro da AFL, “Celebrando Carolina e Sua Obra” contou com a organização do presidente da instituição, José Lourenço Alves, e de Tânia Mara Pinto Sousa. Ela é ocupante da cadeira nº 7, cuja patronesse é justamente Carolina Maria de Jesus. A autora consagrada foi alçada a este posto de honra porque morou e trabalhou em Franca.
Tânia teve contado com “Quarto de Despejo”, a obra máxima de Carolina, em um clube de leitura, e ficou encantada com a pungência e força do texto. “Estou com a bandeira de poder divulgar a Carolina o máximo que eu puder. Como ela faz aniversário no dia 14 de março, disse para o Lourenço que tinha vontade de comemorar a data”, conta Tânia. “A Vera Eunice nunca veio a Franca. Estou ansiosa para viabilizar esse encontro da Vera com a cidade onde a mãe dela morou. Será muito emocionante”.
Quem foi Carolina Maria de Jesus
Carolina Maria de Jesus foi uma importante escritora brasileira, poetisa, compositora e romancista que nasceu em Sacramento, Minas Gerais, em 14 de março de 1914. No ano de 1927, Carolina e sua família fixaram residência em Franca, onde a autora trabalhou como lavradora em uma fazenda e, na cidade, como empregada doméstica.
Em 1960, Carolina publica sua primeira obra, “Quarto de Despejo: diário de uma favelada” e é sucesso de vendas. Embora escrita na década de 50, atualmente a obra continua importante por destacar assuntos como preconceito, miséria, fome e desigualdade. “Quarto de Despejo” foi traduzido em pelo menos 14 idiomas e hoje é leitura obrigatória em vestibulares do país.
Além de “Quarto de Despejo”, a escritora publicou outros livros como “Diário de Bitita”, “Casa de Alvenaria” e “Pedaços da Fome”. Vera Eunice de Jesus Lima, um dos três filhos de Carolina, atendeu a um pedido da mãe: a escritora pediu que sua filha fosse professora e hoje, com mais de trinta anos dedicados ao ensino, Vera segue perpetuando o legado e o pedido da autora. A filha da autora de “Quarto de Despejo” manifestou muito cedo a vocação para ser professora, considerando sua mãe como a primeira “aluna”. Ela ainda conta que o conteúdo que aprendia na escola era estudado pelas duas juntas depois.
PROGRAMAÇÃO
19h – Abertura
19h05 – Apresentação de Flávia Mildres
19h10 – Fala dos componentes da Mesa
19h30 – Vera Eunice
20h30 – Apresentação Janaína Santos
20h35 – Interação do público
21h – Encerramento
SERVIÇO
“Celebrando Carolina e Sua Obra”. Local: Casa da Cultura e do Artista Francano (Rua Oscar Brasilino Santos, 1531, Centro). Horário: 19 horas. Entrada Gratuita.
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055