Encontro do Conselho de Segurança (Conseg) de Franca nesta semana debateu a repercussão da permanência de ambulantes em áreas centrais de Franca. A situação, conforme abordado o Conseg, teria gerado reclamação de comerciantes e moradores. A reunião foi realizada no auditório da Associação do Comércio e Indústria de Franca (Acif).
O presidente do Conselho, Antônio Carlos de Souza Lima, explicou que o foco da discussão deste encontro foi a ocupação de áreas públicas como calçadões, praças e outros por ambulantes.
“São diversos vendedores de frutas, roupas, produtos artesanais entre outros e que trazem não só problemas a lojistas, mas sobremaneira às pessoas que percorreram a área central para suas compras”, opinou. “Eles chegam em datas comemorativas, colocam seus produtos à venda – muitos dos quais sem quaisquer qualidade – e fazem suas vendas”, completou.
Antônio Carlos acrescentou que há reclamação de que alguns ambulantes atrapalham pedestres na região central, principalmente onde fica o calçadão.
Após a abordagem do tema, o Conseg vai encaminhar para a Prefeitura de Franca pedido de fiscalização. Além disso, solicitar que a Guarda Municipal, que passou a fazer monitoramento no Centro com mais frequência, faça abordagem. “A vontade do Conseg é que sejma aplicadas as penalidades previstas em lei”, divulgou o órgão, por meio de nota.
Como a notificação para o governo municipal está em tramitação, o Conseg aguarda posicionamento logo em breve. Além disso, na composição do conselho há representação da administração pública e foi repassado a esses membros a situação.