O pivô Lucas Mariano, que trocou o Sesi Franca Basquete pelo Flamengo, apareceu na lista atualizada de atletas em cumprimento de suspensão provisória divulgada pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).
O tipo de violação indicado na lista é a “presença de substância proibida” e a data de coleta indicada é 7 de janeiro de 2023, no confronto entre o Sesi Franca Basquete, equipe que Lucas defendia, e o São Paulo Basquete, válido pela 12ª rodada da fase classificatória da competição e vencido por Franca por 105 a 102. O pivô não chegou a jogar a partida, pois se recuperava de uma lesão no pé direito.
Na lista, as substâncias proibidas encontradas no teste englobam dimetil-sibutramina, furosemida e hidroclorotiazida, reconhecidas como remédios para emagrecimento (sibutramina) e diuréticos (furosemida e a hidroclorotiazida). Segundo a ABCD, as decisões elencadas nas listas não são necessariamente finais, pois em certos casos algumas ainda são passíveis de recurso. Não há informações sobre a atual suspensão provisória.
MVP do NBB em 2021, quando jogava pelo São Paulo, Lucas Mariano foi um pilar da últimas temporadas vencedoras do Sesi Franca Basquete, vencendo o NBB em 2022 e 2023 e sendo finalista ao prêmio de MVP junto com o vencedor Lucas Dias e Georginho. Franca também venceu a Champions League este ano e Lucas conquistou o prêmio de MVP do campeonato. Apesar das temporadas vencedoras pela equipe do interior de São Paulo, Franca não renovou com ele, que assinou com o Flamengo.
A situação de doping poderá atrapalhar sua possível participação na Copa do Mundo de basquete 2023, a partir de agosto, já que o jogador de 29 anos está presente na lista de 25 jogadores pré-convocados.
*Com informações do site The Playoffs