O secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, faz visita à Santa Casa de Franca nesta quarta-feira à tarde. O governo do Estado confirmou a vinda do secretário para a região. Há um grave problema instalado na Diretoria Regional de Saúde de Franca que é a falta de leitos para atendimento de pacientes não só de Franca, mas dos outros 21 municípios. Como ação emergencial, a Santa Casa de Franca abriu 20 novos leitos em um prazo de menos de dois meses e a manutenção desses leitos depende de recursos estaduais. Além disso, em Franca está em construção o Hospital Estadual.
Com relação à abertura emergencial de novos leitos, o Grupo Santa Casa de Franca informou em 31 de julho que ativou totalmente os 20 leitos que estavam programados para entrarem em funcionamento. Destes, 10 leitos tinham sido instalados na primeira quinzena de julho com a meta de amenizar as dificuldades enfrentadas devido à fila de espera por vagas de internação na rede terciária.
Ricardo O. Bessa, diretor da DRS VIII, frisou que é preciso atuação em parceria para garantir o atendimento à saúde. “O Grupo Santa Casa de Franca tem crescido e se destacado no âmbito estadual, exportando saúde de Franca e resolvendo um dos principais problemas da gestão em saúde. A equipe de diretores e profissionais técnicos que fazem a gestão do Grupo Santa Casa com competência e transparência, nos deixa seguros e confiantes para proporcionarmos a ampliação desta estrutura de atendimento, pois sabemos que será realizado o melhor gerenciamento desses leitos para servir a população.”
Leia mais em:
Grupo Santa Casa de Franca conclui implantação de 20 novos leitos no SUS da região
Hospital Estadual
A empresa de engenharia responsável pela obra, a MPD, fez um balanço das obras de construção do Hospital Estadual de Franca e afirmou que o cronograma está sendo atendido. Em comunicado enviado ao vereador Daniel Bassi (PSDB), a empresa apontou as várias etapas que feitas:
– Blocos de fundação: 100% concluídos.
– Piso do térreo: 90% executado.
– Colunas do primeiro pavimento: 100% concluídas.
– Escoramentos do primeiro pavimento: 100% concluídos.
– Formas e armações do primeiro pavimento: 100% concluídas.
– Concretagem das primeiras lajes: 100% executadas.
A previsão contratual é de 30 meses para finalizar a construção, mas a intenção da empresa MPD Engenharia é finalizar em 24 meses. Dessa forma, o prédio pode estar pronto em dezembro de 2024. O funcionamento só seria efetivado posteriormente. O hospital terá sete pavimentos, 22 mil metros quadrados de construção, no terreno de 36 mil metros quadrados, e 200 novos leitos.