O ex-candidato a prefeito e a deputado federal pelo PT Rafael Bruxellas Parra foi nomeado no governo Lula para assumir um cargo estratégico em Brasília. A nomeação dele saiu no dia 17 de agosto e já foi publicada no Diário Oficial, por meio da portaria n. 17. Ele tornou-se gerente de Projeto no Gabinete da Secretaria Especial de Assuntos Parlamentares da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. As tratativas foram feitas diretamente com o ministro Alexandre Padilha, homem forte no governo federal.
Bruxellas vai ter nas mãos o caminho para viabilizar o contato de municípios e demandas das cidades com o governo federal. “Pessoal, venho comunicar vocês com muita alegria que Franca terá um representante no governo federal, no Palácio do Planalto. Recebi o convite do Ministro Alexandre Padilha , a quem aproveito para agradecer por todo carinho e reconhecimento. É uma honra poder assessorar na relação dos municípios e entes federativos com o Governo Federal e ter essa experiência junto de quem tanto se dedicou na construção das relações federativas por décadas no Brasil”, escreveu Bruxellas em rede social.
O ex-candidato ressaltou que a posição de Franca em torno da eleição à presidência em 2022 também contribuiu para que ele fosse escolhido para o cargo. “Agradeço também a todos de Franca, a frente ampla na cidade que proporcionou a eleição desse governo e a militância do PT de Franca que acreditou e investiu na construção do nosso projeto. Mas, vou para o governo do presidente Lula com a certeza de que nosso trabalho será para todos no Brasil, independente de partidos ou opinião política, a relação de diálogo e reconstrução é pelo bem do nosso país e dos nossos municípios”, afirmou Bruxellas.
Na campanha de 2022, Bruxellas foi um dos responsáveis pela articulação da campanha do PT em Franca. Ele trouxe Geraldo Alckmin para a cidade, por exemplo.
Ele ressaltou que Franca e outras cidades da região, e do Brasil, vão ter portas abertas para solicitar recursos. Pontuou que as Prefeituras devem recorrer a ele com projetos para que haja articulação política em Brasília. Conforme o representante de Franca no governo federal, a frente jovem do PT tem atuado de forma consistente para criar protagonismo da região e do partido. Ele citou Vitor Quarenta e a Caravana do PT.
Na época da campanha política, Bruxellas ficou conhecido por recorrer a votos andando em um Fusca muito bem conservado. O veículo chegou a ser usado em vários momentos durante divulgação na campanha. “Já tirei o fusquinha da garagem e estou preparado para levá-lo pra Brasília!”, afirmou.
“Ele é um profundo conhecedor de administração municipal, uma das grandes lideranças jovens de administração municipal. O nosso ministério tem o papel de fazer a relação com os governadores, prefeitos, Congresso Nacional e com a sociedade. O Bruxellas vem para coordenar toda essa área técnica da gestão municipal”, disse Alexandre Padilha, em coletiva.