O jornalista francano Renato Valim foi homenageado na Câmara de Franca nesta terça-feira (29). Ele é uma das referências em jornalismo de Franca e já autou em diferentes órgãos de comunicação da cidade. A homenagem foi prestada pelo vereador Daniel Bassi (PSDB), com a Moção de Aplausos e Congratulações 61/2023.
Renato Valim de Melo nasceu em 12 de fevereiro de 1941, na cidade de Franca. Ele é filho de Waldemar Valim de Melo e Geralda Ferreira de Melo; irmãos de Renildo Valim de Melo, já falecido, e Renatal Valim de Melo. Renato é o filho mais velho. Em 1972, ele se casou com Adelina Costa Melo. Desta união, ele se tornou pai de duas filhas e um filho: Glenda, Erika e Kelven. Com o crescimento da família, ele ganhou dois netos: Rafael e Vitor. Quando criança Renato ajudava o pai, o Sr. Waldemar Valim de Melo a consertar, vender sapatos e comercializar verduras.
O filho mais velho ainda trabalhou na indústria calçadista como milhares de Franca. Aos 18 anos, ele inicia seu trabalho na comunicação. São 64 anos trabalhando na mídia francana, trazendo para seu público notícias de Franca, região e do país. Neste período, ele esteve nos jornais Diário da Franca, Comércio da Franca, Rádio Hertz, Rádio Difusora e Rádio Imperador.
Curiosidades sobre Renato Valim:
• a paixão pelo rádio começa na Rádio Hertz, na antiga PRB5 que funcionava ali na Praça Barão da Franca.
Lembra onde ficava a agência bancária do Banco Bandeirantes? Lá começa a história deste Valim de Melo no rádio.
• Enquanto estava nos calçados Terra, onde trabalhou durante anos com pespontador, em 1965 foi aprovado no concurso público para servente de limpeza no Fórum de Franca. Trabalhou ali anos com profissionais do direito.
• Por volta dos anos 90, Renato Valim de Melo foi aprovado em concurso para oficial de justiça e ficou anos no Fórum de Franca como tal até a aposentadoria do Judiciário. Ali viveu várias situações do campo que o deixavam pensativo sobre a vida e o mundo em construção.
• Ao mesmo tempo, ele também fazia jornalismo impresso e com isto, ele teve a oportunidade de trabalhar nos Jornais Comércio da Franca, no Diário da Franca com Facury, no Francano com o Tuffy Jorge Renato sempre faz questão de dizer.
“Eu faço entrevistas com várias autoridades, personalidades de Franca, do Estado e do país, eu não tenho qualquer problema com o entrevistado, sempre que eu solicito eles me atendem bem”. É desta forma respeitosa, transparente, ética que ao longo de 64 anos ele faz a diferença na mídia e na imprensa francana. Comportamento esse que o torna um ícone da nossa comunicação. Veterano mais antigos no ar no momento, Renato Valim esteve nos gramados nos tempos áureos da Francana, e, também, das inesquecíveis viagens de caminhão para as fazendas para cobrir os jogos dos times amadores de Franca.
Acompanhou várias vitórias do basquete francano, cobriu as mais diversas eleições da cidade, entrevistou todos os prefeitos de Franca na modernidade e levou ao ar múltiplas notícias nestes 64 anos, sempre com respeito e ética com seus entrevistados e suas entrevistadas. Renato Valim de Melo é bisneto de Manoel Valim, exescravizado que comprou sua liberdade no final do século XIX.
Manoel Valim, em promessa à Nossa Senhora de Aparecida por ter curado sua filha de um problema nos olhos, construiu a Capelinha de Franca, Igreja Nossa Senhora de Aparecida. Seu tataravô morava ali na região da Capelinha e realizava diversas ações para a cidade de Franca, uma delas procissões e quermesses em louvor a Nossa Senhora de Aparecida.
Renato dá continuidade à trajetória de Manoel na imprensa. Todos os dias, ele pode ser ouvido na Rádio Imperador nos brindando com pautas e furos jornalísticos importantes. O legado da família Valim de Melo segue vivo nas ações deste filho da Alta Mogiana.