A Frente Parlamentar de Interesse Público para estudos e debates relacionados ao processo de privatização da Sabesp e seus impactos no saneamento básico em Franca realiza nesta quinta-feira, 21 de setembro, a partir das 19h, Audiência Pública na Câmara de Franca.
Instituída após aprovação na 22ª Sessão Ordinária, o grupo é composto pelo vereador Ronaldo Carvalho (Presidente), Gilson Pelizaro (vice-presidente) e Zezinho Cabeleireiro (relator). E os suplentes nomeados Della Motta (1º suplente), Marcelo Tidy (2º Suplente) e a vereadora Lindsay Cardoso (3ª Suplente).
“Chamo a atenção para a importância dessa audiência! A Sabesp hoje tem capital misto, ele já é 49% privada, mas o poder concedente que tem direito de resolver é o Estado. E o Estado está querendo passar todo o saneamento básico para rede privada. Fica aqui a nossa preocupação! Nós já temos problemas com empresas que foram privatizadas em relação ao saneamento básico e temos exemplos, Manaus que já foi falado e bem recente que é o Rio de Janeiro. O problema do modelo é aumentar a tarifa e diminuir o investimento. Hoje, a Sabesp tem 75% da sua receita líquida voltada para investimento no saneamento básico e 25% somente que vão para dividendos. Então, a gente fica com um grande ponto de interrogação na nossa cabeça! A iniciativa vai manter a mesma forma de investimento no saneamento básico? A gente sabe que o investimento em saneamento básico não pode parar de maneira alguma!”, ressaltou Ronaldo Carvalho.
O objetivo do encontro é debater sobre o tema e para isso foram convidados prefeitos das cidades da região, vereadores, deputados estaduais, lideranças, autoridades, mas qualquer cidadão interessado pode participar da Audiência Pública.
Algumas ações vem sendo desenvolvidas, entre elas, especialistas foram convidados recentemente e participaram de eventos da Escola do Legislativo abordando as questões sobre a necessidade de investimentos em saneamento, cuidados e preservação do meio ambiente.
Além disso, os vereadores Ronaldo Carvalho (Cidadania), Gilson Pelizaro (PT) e Zezinho Cabeleireiro (PP) que integram a Frente Parlamentar, estiveram em 9 de agosto em São Paulo na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP). O objetivo do encontro foi alinhar as ações desenvolvidas em Franca com as iniciativas dos deputados para alertar e orientar a população sobre os riscos da privatização e as consequências que a medida pode ocasionar se concretizada.