José Augusto Lopes da Silva pode até ser conhecido em São José do Rio Preto, mas é como Zé Agusto ou Guto que o ex-jogador ganhou muito destaque ao jogar na Francana em 1975. O ex-ponta direita atualmente vive no município de Rio Preto e o perfil da Veterana deu destaque para ele porque houve encontro entre um torcedor e o ídolo. O diretor de divisão de Esporte da Feac Franca, Mateus Caetano, encontrou Zé Augusto nesta quarta-feira (4).
“Em viagem a cidade de São José do Rio Preto, Prof. Dr. Mateus Caetano teve a alegria de encontrar o ex-jogador da Francana, José Augusto Lopes da Silva, o Zé Augusto (ou Guto), ponta-direita que fez parte do elenco, onde conseguiu o acesso para a primeira divisão do Paulistão de 1975. Ele relembrou os momentos de sua passagem pela Francana. Casado e pai de três filhos, o bom Zé Augusto continua batendo sua bolinha. Dizem que nos finais de semana ele é imbatível no famoso ‘Racha do Jaime?’, em São José do Rio Preto”, divulgou a Francana.
O Campeonato Paulista de 1975 Primeira Divisão representou a 29ª edição do torneio promovida pela Federação Paulista de Futebol (FPF), e equivaleu ao segundo nível do futebol paulista. O Santo André, que na edição anterior foi vice campeão, conquistou o título, ao vencer na final o Catanduvense. Esta foi a última edição em que não houve acesso, reativado em 1976. Os times que jogavam na época eram: Batatais (Batatais), Estrela da Bela Vista (São Carlos), Francana (Franca), Internacional (Bebedouro), Jaboticabal (Jaboticabal), Palmeiras (São João da Boa Vista), Rio Claro (Rio Claro), Sertãozinho (Sertãozinho), Velo Clube (Rio Claro), XV de Jaú (Jaú) na Série A.
Então havia a Série B: Independente (Limeira), Estrela (Piquete), Esportiva (Guaratinguetá), Internacional (Limeira), Pirassununguense (Pirassununga), Santo André (Santo André), São José (São José dos Campos), União Barbarense (Santa Bárbara D’Oeste) e Vasco da Gama (Americana).
E os times da Série C: Andradina (Andradina), Araçatuba (Araçatuba), Barretos (Barretos), Catanduvense (Catanduva), Garça (Garça), Linense (Lins), Olímpia (Olímpia), Penapolense (Penápolis), Presidente Prudente (Presidente Prudente), Rio Preto (São José do Rio Preto), Votuporanguense (Votuporanga).
Na primeira fase, as 30 equipes foram divididas em 3 grupos, disputado por pontos corridos em turno e returno, onde os 4 melhores colocados de cada grupo avançaram para a segunda fase. Os 12 clubes foram então divididos em 2 grupos, que ficaram distribuídos da seguinte forma: Série I: Araçatuba, Batatais, Catanduvense, Francana, Independente e União Barbarense. Série II: Internacional, Linense, Olímpia, Palmeiras, Santo André e Velo Clube. A segunda fase também foi disputada por pontos corridos em dois turnos. Classificaram-se para final o Catanduvense, 1º colocado da Série I, e o Santo André, 1º da Série II.