O ex-vereador Maurício Chinaglia morreu aos 62 anos, no pronto-socorro Dr. Álvaro Azzuz, na fila de espera para transferência. Ele procurou a unidade de emergência da Prefeitura de Franca nesta segunda-feira (6) e não resistiu, falecendo nesta terça-feira (7). Mauricinho, como era chamado, sentiu fortes dores no peito, mas não chegou a fazer um acompanhamento do caso.
Depois que ele deu entrada no pronto-socorro, por conta da gravidade do quadro de saúde, o serviço de saúde solicitou vaga em hospital pelo Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (SIRESP). Ele não conseguiu ser transferido e morreu antes, após seu quadro de saúde se complicar.
A transferência de pacientes em estado grave para um leito hospitalar é um dos temas que vem sendo discutido em Franca, com mais intensidade neste ano por conta das filas de espera e na demora no atendimento. A própria Câmara de Franca fez acompanhamento do caso, mas ainda é um problema que não tem solução concretizada.
Mauricinho é natural de Cristais Paulista, mas construiu sua vida em Franca e foi vereador na cidade entre 2005-2008 pelo PSB. Ele deixa três filhas, além de netos e esposa. Ele chegou a ser candidato a deputado federal na última eleição
Por conta da morte no pronto-socorro, laudo ainda vai ser emitido para identificar a causa do falecimento. Só depois o corpo será liberado para a família.
O clube Internacional, de Franca, divulgou nota de pesar pela morte. “É com imensa tristeza que informamos o falecimento do nosso querido Mauricio Chinaglia. Por mais de 30 anos, o sr. Mauricio participou das atividades do clube e se doou para que essa família evoluísse a cada dia. Atualmente, ele estava como tesoureiro da atual administração. Agradecemos todos os serviços prestados durante esses anos, nós sabemos o quanto ele gostava do Inter. Vai deixar saudade! Nossos sentimentos a toda família e amigos”.
A vereadora Lurdinha Granzotte também fez manifestação de pesar. “Amigos da prefeitura de Franca, com pesar informo o falecimento de nosso amigo Maurício Chinaglia, ex-servidor municipal. Pessoa alegre e amigo de todos, deixará saudades e excelentes lembranças. Meus sentimentos aos familiares, Deus os abençoe grandemente.”
O presidente da Câmara, vereador Carlinho Petrópolis Farmácia (PL), lamentou a morte do ex-vereador Maurício Chinaglia na tarde desta terça-feira, 7 de novembro, 2023. A informação foi confirmada em Plenário durante a 40ª Sessão Ordinária e em seguida respeitado um minuto de silêncio. “Nossos eternos sentimentos! Ao nosso grande amigo e ex-vereador Maurício Chinaglia”, disse o presidente. Uma Moção de Pesar será apresentada na 41ª Sessão Ordinária na próxima terça-feira, 14 de novembro.
O velório acontece nesta quarta-feira (8), das 6h às 14h, na São Judas. O enterro está marcado na sequência, no cemitério de Cristais Paulista.