Em Franca, um dos assuntos nesta semana é o estado de desgaste que se encontra o Clube dos Bagres. O local é patrimônio municipal, tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Turístico (Condephat) de Franca. O desabamento aconteceu nesta segunda-feira (6) e foi visto por várias pessoas que vivem próximo e que circulam na região.
Por ser um bem tombado, é preciso haver um acompanhamento periódico para garantir que o local seja preservado e resguarda a memória que está ligada ao prédio. Nesse caso, cabe a quem é proprietário manter o cuidado.
O Clube dos Bagres é um cartão postal de Franca e também o celeiro para formação de vários esportistas, além de berço para desenvolvimento do basquete na cidade. O próprio Franca Basquete destaca essa história em seu site oficial.
O Clube dos Bagres nasceu em 1953 e virou o point para os atletas da cidade por conta da estrutura que possuia na época, com piscina, quadra de esportes. Em 1961, além de ser reduto dos atletas, houve a formação de um time de basquete com disputa em campeonatos oficiais no Estado. Na época, a equipe era treinada por Pedroca e foi campeã 37 vezes (225 vitórias e 69 derrotas).
O clube chegou a ter 3 mil sócios, mas entrou em decadência nos anos 2000 até ser fechado e sofrer vandalismo.