Nesta quinta-feira, dia 23 de maio, o poeta Carlos de Assumpção, reconhecido ativista do movimento antirracista no Brasil, completará seus 97 anos e o Comdecon – Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Franca preparou uma homenagem, que acontecerá na Casa da Cultura e do Artista Francano Abdias do Nascimento, a partir das 14h30.
O evento envolve a realização do “Sarau Protesto”, com a presença do aniversariante e também o lançamento de um livro infantil inspirado em sua história, escrito e ilustrado por Karina Gera. O lançamento está previsto para as 16h e o livro promete encantar crianças e adultos nesta tarde de cultura, arte e reflexão.
“O Tom do Tambor” traz uma narrativa lúdica e o livro possui um ritmo diferente, sendo inteiramente escrito em versos rimados. A história segue a jornada de um corajoso menino que enfrenta a discriminação de uma maneira única, fazendo ecoar seus protestos através de seu tambor. A obra é um convite à conscientização, destinado a tocar os corações de todos os leitores.
Karina Gera, conhecida por suas narrativas poéticas e envolventes já foi premiada internamente por seu estilo de escrita e neste novo trabalho encontrou inspiração na vida e na obra de Carlos de Assumpção, uma figura seminal na literatura afro-brasileira. Com “O Tom do Tambor”, ela não apenas presta homenagem a esse grande poeta, mas também lança um chamado à ação, instigando os leitores a ouvirem o ritmo pulsante da igualdade e da inclusão e traz mais uma ferramenta para se trabalhar o tema em escolas.
Karina possui uma linha de trabalhos biográficos e já escreveu 3 outros livros inspirados em personalidades francanas, sendo eles o Aparecido Maldonado Ponce, Maria Aparecida Bernardes Tasso e Sonia Menezes Pizzo. A homenagem ao poeta já era um desejo antigo, que agora se concretiza com incentivo da Lei Paulo Gustavo, oferecido pela Prefeitura Municipal de Franca a qual a autora teve seu projeto contemplado.
Sinopse: Era uma vez um menino que batia no preconceito de um jeito diferente e com seu tambor rufava versos e protestos para toda gente. Este livro rimado é um chamado, um toque de conscientização, que vai tocar no seu coração. Escute este tambor, por amor! Esta história foi inspirada na vida e obra do decano da literatura afro-brasileira, o poeta Carlos de Assumpção. Editora: MRN Edições