O partido NOVO em Franca divulgou que já tem os pré-candidatos a prefeito e vice-prefeita para as eleições municipais deste ano. O pré-candidato a prefeito é o empresário Alexandre Tabah, enquanto que a pré-candidata a vice é a advogada com experiência internacional Fernanda Palermo. A sigla também informou que está com uma chapa completa para pré-candidatos a vereador e a convenção será realizada em 28 deste mês para definição oficial.
De acordo com o diretório municipal, a atua chapa é formada exclusivamente por nomes novos na política francana.
Alexandre Tabah foi aprovado em processo seletivo do Partido Novo. Ele é sócio proprietário do Outlet Ribeirão Sapato Shopping, juntamente com seus irmãos, empreendimento esse que tem supermercado, loja de utilidade, espaço para feira permanente, escritórios, e também lojas de calcados de Franca, Jaú e Birigui, lojas de confecções, acessórios para celular, sorveteria, choperia e café, onde, além de sócio, foi também o responsável pela compra do terreno, construção, e comercialização de todas as lojas e espaços.
Em 2022, com a ascensão do beach tennis, construiu dentro desse mesmo empreendimento 12 quadras de areia, e foi quando seu filho mais velho mudou-se para Ribeirão Preto, onde atua como administrador do empreendimento, e também é professor de beach tennis.
Ele também esteve envolvido na instalação do Shopping do Calçado de Franca, em 1994. Envolveu-se no empreendimento junto com seus irmãos e seu tio Joseph Salloum, que é neurocirurgião. Em 2008, Tabah fez a proposta de compra ou de venda do centro comercial para o seu tio/sócio, que preferiu comprar, e hoje está investindo na sua ampliação.
Tabah também abriu a Casa do Fabricante, onde, além de vender, comprar, trocar e alugar máquinas, formou um grupo de compra conjunta de balancins hidráulicos de cortes, com dezenas participantes. Relatou que aos 17 anos iniciou como office boy e auxiliar financeiro na indústria de calçados de seu pai, onde, naquela época ia todos os dias úteis no período da manhã e tarde (de ônibus) em aproximadamente 10 agências bancárias, buscar extratos, abrir caixinhas de bancos e correio, pagar contas, fazer depósitos, buscar talões de cheques, pois não havia Internet, era tudo manual. Tabah era comandado pelo gerente financeiro Luis Henrique Fanan.
Em meados de 1988, devido principalmente ao congelamento de preços do Plano Sarney, a indústria de seu pai, juntamente com dezenas de fábricas, passaram por muita dificuldade, chegando a entrar em concordata (hoje chamado de recuperação judicial).
Foi quando Tabah enfrentou seus maiores desafios empresariais: eram dívidas, eram mais de 200 funcionários, e uma burocracia infinita para resolver os problemas. Resumindo, Tabah já com 20/21 anos, tomou frente para a resolução de tudo, pagou 100% dos funcionários e fornecedores, e negociou com as instituições financeiras, como Bradesco, Banco do Brasil, Nacional, Sudameris, Banespa, Unibanco, entre outros.
“Tínhamos estoque de 60.000 pares de calçados, onde administrando bem, jogando aberto com os credores, conseguimos quitar tudo, não ficando nada pra trás”, contou.
O pré-candidato também relatou que, aos 8 anos, vendia jornal velho nas mercearias do centro de Franca. Ele também comentou que aos 11 anos, além de estudar, começou a aprender funções na produção de calçados, iniciando como passador de cola em palmilha e solado. Ainda trabalhou como estoquista em uma loja de calçados no centro de Franca, e logo passou para atendimento ao cliente, ajudando muitas senhoras a experimentar e calçar os sapatos.
Nascido em Franca, ele tem 56 anos, pai de três filhos e tutor de dois cachorros. Gosta de praticar esqui aquático, basquete, tênis de mesa, ainda joga pôquer e xadrez. Estudou no Coronel Francisco Martins, Mário D’Elia, Champagnat, Alto Padrão, Caetano Petraglia, Pestalozzi, Faculdade de Direito de Franca, e Educação Física na Unifran.
Pré-candidata a vice
Fernanda Palermo é doutora em Direito Público pela Universidade de Coimbra, Faculdade de Direito, Portugal; pesquisadora Visitante na Universidade de Bolonha como bolsista do Programa Erasmus da União Europeia em 2019; pós-graduada em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio); pós-graduada em Master of Laws – LL.M. pela The George Washington University Law School, em Washington D.C. (EUA); ex-Membro da American Bar Association (ABA).
Ela se formou como mestre em Direito Administrativo, com ênfase em Obrigações Públicas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Foi bacharel em Direito pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).
Atuou junto à Defensoria Pública do Estado de São Paulo, através do Convênio com a Ordem dos Advogados (São Paulo) até maio de 2007.
Leia também:
No atual cenário, nove pessoas estão entre os nomes para tentar ser prefeito de Franca