A Fundação Allan Kardec, através do projeto Oficinas Inspiração, alcançou a marca de 232,5 toneladas de eletrônicos reciclados. Esse projeto, iniciado em 2018, é um exemplo de como a inclusão social e a preservação ambiental podem caminhar juntas, proporcionando não apenas benefícios ao meio ambiente, mas também uma nova chance de vida para pessoas em tratamento de saúde mental.
As Oficinas Inspiração foram criadas com o objetivo de oferecer uma alternativa de trabalho e renda para pessoas com transtornos mentais. O projeto atualmente conta com três oficinas principais: Reciclagem de Eletrônicos, Costura em Couro e Agrícola. As atividades ocorrem no complexo da Fundação Allan Kardec, no bairro Cidade Nova, onde cerca de 60 oficineiros têm a oportunidade de trabalhar e conquistar uma fonte de renda digna.
“Todo esse material é transformado, revendido, e tudo isso se reverte para os oficineiros que estão aqui trabalhando, tendo a sua renda, tendo a sua dignidade”, explica o vice-presidente da Fundação Allan Kardec, Fernando Faleiros Palermo.
A oficina de Reciclagem de Eletrônicos coleta e desmonta os aparelhos eletrônicos doados pela comunidade e empresas. As peças resultantes da desmontagem são vendidas para reciclagem. Os recursos gerados são divididos entre os participantes, proporcionando uma renda que, para muitos, é fundamental na melhoria de suas condições de vida e reintegração social.
Além de gerar renda, o projeto contribui para a redução de resíduos eletrônicos que poderiam acabar em aterros sanitários, reforçando o compromisso da Fundação com a sustentabilidade.
Quem quiser doar lixo eletrônico às Oficinas Inspiração pode fazê-lo diretamente na sede da entidade, na rua José Marques Garcia, 675, no bairro Cidade Nova. Informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (16) 99967-5137.