Nas disputas judiciais sobre a divulgação de pesquisas eleitorais, um novo capítulo aconteceu nesta semana. A coligação Pra Cuidar do Povo, que tem Dr. Ubiali (PSB) como candidato ao Executivo municipal, conseguiu na Justiça Eleitoral liminar para barrar a divulgação da pesquisa em elaboração do Instituto Vox América Latina. A decisão foi dada nesta segunda-feira (30/9), pelo juiz eleitoral Humberto Rocha.
“Defiro a tutela de urgência para determinar a suspensão da pesquisa registrada pela empresa representada até que haja a correção da metodologia, conforme exposto no pedido inicial”, escreveu o juiz em sua decisão.
O questionamento sobre metodologia foi embasado no fato que a pesquisa ficou distribuída em 53% de homens e 47% de mulheres. A coligação sustentou que essa proposta diverge da realidade demográfica de Franca. O correto, apontado no pedido, seria 53% de mulheres e 47% de homens, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral.
“A inversão na proporção de gêneros resulta em discrepância de 6% na amostra”, apontou a petição.
A empresa que elabora a pesquisa foi notificada para se posicionar e corrigir os dados. A notificação foi emitida ainda nesta segunda-feira.