Ações de fiscalização da Prefeitura de Franca estão coibindo comerciantes que se negam a fechar as portas. Desde sexta-feira há determinação para certos estabelecimentos ficarem de porta fechada para evitar aglomeração de pessoas e, assim, atuar no combate a uma possível epidemia do novo coronavírus na cidade.
Neste sábado, durante uma dessas fiscalizações, uma loja de pneus na Estação foi flagrada desrespeitando o decreto do Executivo. O local foi interditado.
“Ontem havíamos passado no mesmo estabelecimento e orientado sobre a necessidade de se manter fechado, mas eles não respeitaram as orientações e reabriram hoje. O estabelecimento foi interditado”, disse Felipe Granzotti, diretor de Vigilância em Saúde.
A fiscalização segue neste sábado à noite e também no domingo. Existe também o trabalho de orientação em um primeiro momento.
O decreto municipal de quinta-feira declara situação de emergência em Franca e determina medidas para o enfrentamento da pandemia decorrente do Covid-19. De 20 a 27 de março, o comércio e indústrias devem permanecer fechados, com exceção de postos de combustíveis, farmácias, supermercados e outros setores considerados essenciais, para evitar aglomeração de pessoas, o que facilita o contágio pelo vírus.
“Os trabalhos de fiscalização continuam nesta noite, com foco nos postos de combustíveis para evitar aglomeração de pessoas que eventualmente se reúnem nestes locais para consumir bebidas, além de bares, que estão proibidos de abrir. Estamos em campo, trabalhando firmemente e todas as ações que forem necessárias para atingir o objetivo do decreto para prevenir o novo coronavírus, nós vamos adotar”, afirmou Felipe.
Franca continua sem casos positivos da doença e aguarda o resultado de 15 casos suspeitos de novo coronavírus.
No Estado de São Paulo, a partir de terça-feira comércios em todas as cidades deverão ficar fechados. Decreto do governador foi publicado neste sábado.
Veja como se proteger