O basquete mundial está com olhos em 2025 e muita expectativa para ver em quadra o jogador canadense Oliver Rioux. Com 18 anos, ele está com 2,36m e é o maior atleta entre todos da NBA. Atualmente ele joga no basquete universitário dos Estados Unidos, pelo Universidade da Flórida, e seus vídeos já viralizaram. O jovem, que já foi declarado o adolescente mais alto do mundo aos 15 anos, praticamente não precisa pular para encostar as mãos no aro de basquete, que tem 3m15.
Olivier é atleta da IMG Basketball, uma academia preparatória para atletas que desejam seguir o esporte profissionalmente, mas defende a Universidade da Flórida pela temporada 2024/25. Ainda em abril deste ano, o jogador somava 2,31m de altura, o que significa que ele cresceu 5 centímetros em apenas dois meses. Agora, Oliver também é considerado o jogador mais alto na história do basquete universitário.
O canadense, que sonha em jogar pela NBA, é mais alto que todos os maiores astros da liga. Oliver ultrapassa lendas como Shaquille O’Neal, Kristaps Porzings e Giannis Antetokounmpo, por exemplo. Até mesmo Victor Wembanyama, jogador do San Antonio Spurs que impressiona pela altura, é mais baixo que Oliver. Wemby tem 12 centímetros a menos, medindo 2,24m de altura.
Ele já representou o Canadá em várias competições internacionais da FIBA, incluindo a Copa do Mundo Sub-19 em 2023, a Copa do Mundo Sub-17 em 2022 e o Campeonato das Américas Sub-18 em 2024. Olivier também já chegou a fazer um período de treinos no Real Madrid, um dos principais clubes do basquete europeu.
*Com Globoesporte e Camisa23