As pessoas que dependem do sistema público de saúde em Franca estão com problemas para conseguir atendimento em unidades de saúde, como pronto-socorro e UPAs. O sistema digital da Prefeitura de Franca está com problemas, o que causa demora nas consultas ou os agendamentos acabam não sendo efetivados.
A primeira instabilidade ocorreu no NGA, nesta quinta-feira (6). Neste sábado voltou a ocorrer o mesmo problema, mas agora nas unidades de emergência.
A Prefeitura de Franca não divulgou comunicado oficial sobre a situação. O prefeito Alexandre Ferreira (MDB), que também costuma fazer vídeos nas redes sociais, não se pronunciou. O último vídeo que ele fez abordou sobre a permanência do CEI.
O SIGS (Sistema Integrado de Gestão da Saúde) é um sistema de informação desenvolvido e mantido pela Divisão de informática da Prefeitura de Franca para uso da Secretaria de Saúde.
Implantado como projeto piloto em uma unidade de saúde no ano de 2002, atualmente é utilizado por toda a rede básica de saúde composta por atualmente 14 UBSs (Unidade Básica de Saúde), 5 PSFs (Programa Saúde da Família), além de unidades de atendimentos ambulatoriais e de especialidades (NGA 16 – Núcleo de Gestão Assistencial, Ambulatório de Saúde Mental Adulto e Infantil, Casa do Diabético e Centro Oftalmológico), diagnoses (CDI – Centro de Diagnóstico por Imagem e Laboratório) e pronto-atendimento (Pronto Socorro Adulto e Infantil, Raio-X).
O sistema também é utilizado para fins administrativos pela Secretaria de Saúde e contempla outros serviços de apoio como a UAC (Unidade de Auditoria e Controle), Serviço de Remoção, APAC (Autorização de Procedimentos de Alta Complexidade).